RF X Rui: inauguração provoca novo confronto entre governador e prefeito

RF X Rui: inauguração provoca novo confronto entre governador e prefeito

Rui Palmeira fecha, nesta sexta-feira, 1º, com várias ações, a sua participação em inaugurações da prefeitura – pelo menos até a eleição de outubro.

Candidato á reeleição, o prefeito não poderá mais participar de eventos do tipo, a partir de 2 de julho, como manda a legislação eleitoral.

Na programação oficial, divulgada pela equipe de Rui Palmeira, está a inauguração da UPA do Benedito Bentes. O evento tem tudo para azedar ainda mais as relações políticas – e até pessoais – entre o prefeito e o governador Renan Filho.

Recentemente, os dois trocaram farpas envolvendo o andamento de obras e ações dos dois poderes no município. A nova “guerra” foi declarada através de textos produzidos pela Secom do Estado e a Secom de Maceió sobre o mesmo evento. Um omite o prefeito, o outro omite o governador. E pelo visto serão dois eventos. Um é do governo. O outro, da prefeitura.

Não bastasse a “guerra de bastidores”, o secretário de governo de Maceió, Ricardo Wanderley, revelou a jornalistas que o Estado não está cumprindo o prometido– de fazer os repasses do custeio para a UPA dos 25% do Estado e dos 50% da União.

Ricardo informa que os repasses que estariam atrasados para manutenção da UPA do Trapiche e para abertura da UPA no Benedito Bentes.

Resta saber se depois da cobrança pública o Estado participará da solenidade conjunta ou se RF, ao estilo, vai preferir engrossar o caldo.

Ouvido de mercador

Governador e prefeito falaram, por telefone, na semana passada, sobre a inauguração da UPA. Pelo visto, ninguém ouviu ninguém.

Ainda assim, Ricardo avisa que as relações entre governo e prefeitura, incluindo a Secretaria Estadual de Saúde é boa e estão dentro do campo institucional: “Espero que continue assim e que a questão eleitoral não interfira nas ações que Estado e município desenvolvem em conjunto”, pondera.

Pendura

O Estado teria deixado de repassar, até agora, o que foi negado pela Sesau, o custeio da UPA Trapiche do mês de maio e estaria com repasses em atraso para a compra de equipamentos da UPA do BB. “O compromisso assumido pelo governo foi de assegurar o custeio do Estado e o da União. Esses repasses estão em atraso. A prefeitura tem dificuldades para manter o serviço, mas faremos um grande esforço para evitar solução de continuidade”, avisa Wanderley.

O custo de manutenção de cada UPA é de cerca de R$ 1,02 milhão por mês, para uma média de 500 atendimentos. O modelo adotado em Maceió, assegura o secretário, tem um dos menores custos e melhores eficiências do país.

Onde isso vai parar?

Que ninguém espere afagos ou gestos cordiais entre o prefeito e o governador nos próximos meses. Até as eleições de 3 de outubro, o tom entre os dois deve subir. É preciso que assessores, amigos, aliados conselheiros, marqueteiros ou seja lá quem for ajude a baixar a temperatura.

Se o caldo entornar, quem vai sair queimado é o cidadão que mora ou usa os serviços públicos em Maceió.

Versão oficial

Veja as diferentes versões do mesmo evento. Primeiro o texto da Agência Alagoas:

UPA do Benedito Bentes será entregue à população na sexta-feira (1)

Governador Renan Filho e secretária da Saúde participam da solenidade de entrega da unidade

Investir na melhoria dos serviços voltados para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das metas do Governo do Estado, que nesta sexta-feira (1º) irá entregar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) aos moradores do Benedito Bentes.

A solenidade de abertura acontece às 9h, com a presença do governador Renan Filho e da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, além de outras autoridades estaduais e municipais.

Leia aqui, na íntegra:

http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/5611-upa-do-benedito-bentes-sera-entregue-a-populacao-na-sexta-feira-1

Veja agora o texto da Secom Maceió:

Prefeito Rui Palmeira inaugura a UPA do Benedito Bentes nesta sexta

Nesta sexta-feira, 1º de julho, o prefeito Rui Palmeira inaugura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes. A cerimônia de abertura acontece às 9h, com a presença de autoridades municipais e estaduais.

“Estamos muito felizes por honrar um compromisso assumido e entregar esse equipamento tão importante. Agora teremos duas UPAs, essa do Benedito Bentes e a do Trapiche, que está em pleno funcionamento. Esta ação se soma à reforma de diversos postos de saúde, construção de novas unidades e contratação de pessoal efetivo, nesse esforço da gestão de melhorar a saúde de Maceió”, disse o prefeito Rui Palmeira,

Leia aqui, na íntegra:

http://www.maceio.al.gov.br/secom/noticias/prefeito-rui-palmeira-inaugura-a-upa-do-benedito-bentes-nesta-sexta/

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate