Adutora dá novo “sentido” ao canal do sertão

Adutora dá novo “sentido” ao canal do sertão

O governador Renan Filho fez questão de trazer o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, na terça-feira, 27, para fazer  entrega à população da Adutora do Alto Sertão, em Pariconha.

Não foi por acaso. A obra tem um diferencial importante: é a primeira adutora construída a partir do canal do sertão, maior projeto hídrico da história de Alagoas. ´

Com a operação do equipamento, o governo começa a dar um novo “sentido”, um uso prático ao canal do sertão – um projeto de usos múltiplos, que vai levar água para abastecimento humano e para produção agropecuária.

Em paralelo, Renan Filho trabalha para viabilizar projetos produtivos a partir do canal, incentivando a produção desde pequenos projetos da agricultura familiar até projetos empresariais. Algumas ações já estão em fase experimental, em início de produção.

Mas não é só. A adutora, ressalta o governador, é também uma das mais modernas do país, totalmente automatizada e vai operar por computador. O uso da tecnologia, segundo o governador reduz custos operacionais e garante água de qualidade para mais de 130 mil pessoas no alto sertão.

“Essa obra é um marco no setor público de Alagoas. É um do modelo de como devemos trabalhar daqui por diante não só no setor hídrico, mas em todos os outros setores do Estado”, aponta.

A Adutora

O investimento na adutora foi de R$ 89,43 milhões e vai beneficiar cerca de 130 mil pessoas de oito municípios (Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas) e 40 povoados.

A Adutora do Alto Sertão é a primeira adutora de captação da água do Canal do Sertão Alagoano e vai ampliar o abastecimento no Estado.

Versão oficial

A agência Alagoas fez texto sobre a inauguração da adutora. Veja:

Ministro da Integração Nacional vem inaugurar Adutora do Alto Sertão nesta terça-feira (28)

O governador Renan Filho oficializa a inauguração da nova Adutora do Alto Sertão, nesta terça-feira (28), às 10h, em Pariconha, com a presença do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. A obra vai beneficiar cerca de 130 mil alagoanos, em oito municípios e 25 povoados da região, levando água tratada em larga quantidade para a população sertaneja, por meio da captação hídrica no Canal do Sertão.

De acordo com o chefe do Executivo alagoano, essa é a primeira vez que a água terá aproveitamento para consumo humano. “Estou muito feliz, porque a adutora levará água de qualidade até as casas da população. O Canal do Sertão já tem sido muito útil para o pequeno agricultor e tem transformado a vida de muita gente e agora cerca de 130 mil alagoanos irão receber água para o próprio consumo”, explicou o governador.

Veja aqui o texto, na íntegra:

http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/5505-ministro-da-integracao-nacional-vem-inaugurar-adutora-do-alto-sertao-nesta-terca-feira-28

 

_

 

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate