Ações da Prefeitura ampliam limpeza nas praias de Maceió

Ações da Prefeitura ampliam limpeza nas praias de Maceió

O gari Cícero Vicente é um dos profissionais responsáveis pela manutenção da limpeza em um dos trechos mais bonitos da orla da capital, a Praia de Pajuçara. Ele afirma que o descarte inadequado ainda persiste, mas observa que ação vem sendo registrada com menor frequência desde que a Prefeitura de Maceió lançou o projeto Praia Viva, em fevereiro deste ano. Nesta semana, a iniciativa foi ampliada e beneficiou a praia de Cruz das Almas, onde foram instaladas 30 lixeiras com coletores seletivos de resíduos na faixa de areia.

Pioneiro e inovador do ponto de vista da limpeza urbana, o projeto já beneficiou as Praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca com a instalação de 50 equipamentos, adquiridos por meio de uma parceria com a Braskem. Durante a mobilização realizada pela Prefeitura para oficializar a ampliação do Praia Viva à região de Cruz das Almas, o gari Cícero Vicente falou sobre o benefício da ação, ressaltando a importância do descarte adequado do lixo, e também deixou um recado aos banhistas e comerciantes que frequentam as praias urbanas da capital.

“Desde que as praias ganharam essas lixeiras, as pessoas passaram a ter mais consciência e estão jogando o lixo no lugar certo. Sempre tem aquele que não age corretamente, mas nós que trabalhamos na limpeza da praia percebemos que as coisas estão mudando. Esta é uma ação importante porque diminui a quantidade de lixo na parte em que ficam os banhistas. Espero que todos tenham essa consciência e entendam que a lixeira é justamente para isso, e que todos cuidem para que a praia continue limpa”, afirmou o gari.

O projeto Praia Viva é uma iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), contando com a parceria da iniciativa privada e do apoio de órgãos da Prefeitura de Maceió, a exemplo da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). O titular da pasta, David Maia, explica que a próxima etapa do projeto contará com a instalação das lixeiras com coletores seletivos nas praias mais afastadas, a exemplo de Garça Torta e Ipioca.

“Esta é uma ação de grande importância por permitir a ampliação da limpeza à faixa de areia das praias. A primeira etapa foi realizada com sucesso, levamos a ação para uma nova região e em breve contemplaremos outras localidades. O importante deste trabalho é que não registramos vandalismo, os equipamentos não foram depredados. Assim, vemos também que a população abraçou o projeto e está colaborando. Esperamos que assim continue e que o maceioense, o turista e os trabalhadores ajudem a manter as nossas praias limpas”, disse o titular da Slum.

David Maia também pontua que, além dos coletores seletivos, a Prefeitura tem investido em iniciativas de grande importância em relação à limpeza das praias. Entre os principais projetos, o superintendente cita a instalação das Estações de Reciclagem, a construção das estações elevatórias que permitirão acabar com as línguas sujas, as ações de educação ambiental, o início da coleta seletiva com as barracas de permissionários, incluindo ainda o trabalho diário das equipes da Slum em todo o percurso da orla.

“É com ações como esta que a Prefeitura mostra a responsabilidade que tem com a cidade, com o meio ambiente. A instalação das lixeiras colabora de forma significativa na preservação das praias e também ajuda a conscientizar a população sobre o descarte correto. O Praia Viva contemplou as principais praias urbanas da capital e deve também ser expandido para outras regiões mais afastadas no litoral”, completou David Maia.

Ascom Slum

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate