Seagri comemora 96,8% do rebanho alagoano vacinado contra a aftosa

Seagri comemora 96,8% do rebanho alagoano vacinado contra a aftosa

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Alvaro Vasconcelos, recebeu, na manhã desta quinta-feira (23), o assessor executivo Agropecuário da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Ironaldo Monteiro. Na reunião foram apresentados os números da primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa. A boa notícia é que Alagoas atingiu 96,8%, mantendo o Estado como zona livre da doença.

O secretário disse que alguns produtores ainda estão sendo procurados para explicar o motivo de não terem declarado o gado vacinado. “Estamos procurando aqueles que ainda não fizeram a sua comunicação de vacina pra ver se deixaram de criar, se negociaram todo o rebanho e não pegaram o GTA. O produtor que não vacinou o rebanho será multado e terá que vacinar e comunicar. No caso de ter deixado de ser criador, ele vai ter que sair do sistema”, disse Alvaro Vasconcelos.

O secretário destacou ainda que são poucos os estados no Brasil que conseguem alcançar índices tão satisfatórios com relação à vacinação.

“Esse é um índice extraordinário e quero parabenizar a todos os produtores que tiveram essa consciência de vacinar, mas também a todos os técnicos da Adeal envolvidos”, disse Alvaro Vasconcelos, destacando a importância da participação da Federação da Agricultura e Pecuária dos Estado de Alagoas (Faeal) e da Superintendência Federal da Agricultura (SFA) para o sucesso da campanha.

Nesta primeira etapa, que aconteceu no período de 1º a 31 de maio, a novidade foi a emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA) e da declaração de vacinação, pelo criador, no próprio site da Adeal. A primeira etapa teve como meta imunizar 1.185.041 animais. O prazo para a declaração foi encerrado no dia 15 de junho.

Segundo informações da Adeal, os 102 municípios alagoanos tiveram cobertura vacinal do rebanho acima dos 90%, ultrapassando o índice mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que é de 80%.

“Mais uma vez, Alagoas conquistou um índice de vacinação expressivo, acima dos 96%. O criador fez a parte dele, vacinando os animais e declarando nos escritórios da Adeal”, afirmou o assessor executivo Agropecuário da Adeal, Ironaldo Monteiro. A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa será realizada em novembro.

_

Ascom Seagri

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate