Sempma retoma poda de galhos na Avenida Fernandes Lima

Sempma retoma poda de galhos na Avenida Fernandes Lima

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) inicia neste domingo (26) a poda de árvores no canteiro central da Avenida Fernandes Lima, sentido Centro-Tabuleiro, com início na Praça do Centenário e prossegue pelo canteiro central. Por se tratar de um serviço cautelar, a equipe do Núcleo de Monitoramento Arbóreo de Maceió (Numa) tem acompanhado e orientado cada corte em espécimes com galhos debilitados ou mortos, além daquelas atingidas por pragas.

A ação vai contar com o apoio de agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) para o ordenamento do fluxo de veículos para que a empresa responsável pela poda retire galhos cortados ou que ameaçam cair. “O serviço é necessário para a manutenção recorrente desse canteiro que liga a cidade, pois atravessa duas importantes avenidas. Por isso, somente galhos e árvores comprometidos estão sendo podados ou suprimidos para garantir a segurança de motoristas e pedestres ou mesmo de condutores de veículos pesados que às vezes avançavam pela faixa azul para evitar os galhos”, disse o titular da Sempma, Antonio Moura.

Como solicitar poda de árvores

A solicitação do serviço deve ser encaminhada à Sempma, informando o tipo de serviço a ser executado: poda ou supressão ou os dois ao mesmo tempo, o motivo para a execução, o local onde será feito, contato do solicitante e se a árvore fica em área pública ou privada. Preenchido, o documento deve conter ainda a assinatura do responsável e a data da solicitação. Na Sempma, o requerente dirige-se ao Plantão Fiscal, entrega o formulário preenchido e se a árvore estiver em área pública, o serviço não será tarifado. Confira o documento aqui.

Em áreas privadas, é cobrada uma taxa para avaliação dos agrônomos sobre o local onde será feita a poda e/ou supressão no valor de R$ 100,28. No ato da entrega do formulário, o requerente pode se dirigir a qualquer agência bancária de sua preferência e após pagamento, retornar à Sempma para protocolar o serviço.

Após análise local, os agrônomos informam ao requerente se o serviço será feito conforme solicitado, ou indicam outra forma de solucionar o problema, como a poda de emergencial, poda de equilíbrio ou poda de sustentação.

Em áreas públicas, o processo é feito pela própria prefeitura. O setor de poda é responsável pela execução dos serviços. Em todos os casos, o solicitante pode acompanhar o andamento do processo por meio do número de protocolo pelos telefones 3315-4735, 3315-4736. A Sempma fica localizada na Rua Marquês de Abrantes, s/n, em Bebedouro.

Ascom Sempma

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate