Programa Mais Médicos continua a prestar assistência à população alagoana

Programa Mais Médicos continua a prestar assistência à população alagoana

Criado pelo governo federal para fortalecer a Atenção Primária e manter profissionais da Medicina em locais carentes, o programa Mais Médicos se estabeleceu como parte integrante da assistência a população em Alagoas.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa, Ivana Pitta, em Alagoas o projeto conta com 197 profissionais e está presente em 67 municípios. Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em 2011, a cobertura de médicos na Atenção Primária esteve em 78,61% e, após a instalação do Mais Médicos, a marca chegou a 96,16%.

“O fortalecimento da Atenção Primária é essencial para a evolução da assistência. Cerca de 80% dos problemas de saúde enfrentados pela população podem ser resolvidos no nível básico de atendimento”, explicou à coordenadora.

Ivana destacou que uma Atenção Primária qualificada e acessível à população é capaz, ainda, de diminuir a demanda em grandes centros de referência, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE).

A coordenadora explicou que o programa prioriza a participação de médicos brasileiros e conta com o empenho de profissionais de outros países, particularmente oriundos de Cuba.

“Os médicos residem nas comunidades e podem conhecer a realidade dos pacientes que os procuram. Essa relação é essencial para um atendimento mais humanizado e resolutivo”, reforçou Ivana Pitta.

Os profissionais do Programa Mais Médicos assinam contratos com validade de até três anos e cumprem uma carga horária de 40 horas semanais, sendo 32 horas de atuação nas Unidades Básicas de Saúde e oito horas dedicadas à contribuição na educação voltada à saúde dos habitantes.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate