JHC e Memória podem se beneficiar de nova regra do TSE para aumentar tempo de TV

JHC e Memória podem se beneficiar de nova regra do TSE para aumentar tempo de TV

O pré-candidato do PSB à prefeitura de Maceió faz mistério quanto as coligações: “tenho conversado com quem conversa comigo”, despista.

Já se sabe que JHC não deve ter o apoio nem do PPS, nem da Rede e continua, por enquanto, apenas com o PSB. Isso não quer dizer, no entanto, que ele sai sozinho.

A seu favor, o candidato tem, segundo sua própria avaliação, uma boa chapa de vereadores no PSB – o que atrairia outras legendas para uma eventual coligação – e a nova regra do TSE, que determina a contagem de tempo de TV na majoritária apenas para os seis maiores partidos da coligação com representação na Câmara Federal.

O pré-candidato do PTC, Paulo Memória, que tem conversado com outras legendas, a exemplo do PSDC e PRTB, também pode se beneficiar da nova regra.

Isso porque o interesse das coligações que já fecharam aliança com partidos de maior representação na Câmara Federal – é o caso dos pré-candidatos Rui Palmeira (PSDB) e Cícero Almeida (PMDB) – por legendas menores diminui, viabilizando a aliança com outros candidatos, a exemplo de JHC e Memória.

Entre partidos que ainda não fecharam coligação e estão conversando com os demais candidatos estão PMB, PTB, PSL, PEN, PTN, PV e PPL. São legendas que tem tempo de TV, que não somarão nada para Rui e Cícero, que podem aumentar o tempo de outros candidatos no guia eleitoral.

O tempo dos candidatos

Nas eleições de 2016 serão apenas dez minutos duas vezes por dia no rádio e TV, afora as inserções de 70 minutos diários na programação das emissoras. Segundo a regra, 10% será dividido igualmente entre todos os candidatos e 90% dividido de acordo com a representação dos partidos na Câmara Federal, valendo para a majoritária apenas os seis maiores partidos.

Rui Palmeira tem na atual composição, com seis legendas (PSDB, DEM, PR, PP, PDT e PROS) mais tempo do que Cícero Almeida terá se tiver o apoio de 17 legendas. O Pré-candidato do PMDB, no entanto só tem assegurado até agora o apoio de 8 legendas – entre elas PMDB, PSD, PRB, PTdoB e PHS) o que já garante o segundo maior tempo de TV.

Os dois terão pouco mais de 3 minutos. Na situação atual, o terceiro maior tempo no guia eleitoral é do pré-candidato do PT, Paulão, que terá pouco mais de um minuto, seguido de JHC, que também terá mais de um minuto. Candidatos de pequenos partidos, como o PTC e PSOL, deve ficar, sem coligação, com menos de 30 segundos.

_

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate