Contas Públicas de Alagoas estão entre as piores do Brasil, afirma Tesouro Nacional

Contas Públicas de Alagoas estão entre as piores do Brasil, afirma Tesouro Nacional

Reportagem da Folha de São Paulo desta sexta-feira, 24, aponta que Alagoas está entre os cinco Estados brasileiros que apresentam o grau mais acentuado de “penúria orçamentária”, segundo avaliações técnicas do Tesouro Nacional.

A classificação adotada pelo Tesouro leva em conta oito indicadores, que incluem endividamento, capacidade de poupar parte das receitas e gastos com pessoal. A escala vai de D- a A+.

Na avaliação, Alagoas ficou com D,  a pior classificação, igual somente ao Estado do Rio de Janeiro, que decretou calamidade pública em função do desequilíbrio em suas contas.

A realidade das contas públicas talvez ajude a explicar o estilo do governador Renan Filho, que tenta conter a todo custo o aumento de gastos, inclusive com pessoal.

No Nordeste, a situação fiscal de Alagoas é, de longe, a pior. Os demais estados da região – exceto Sergipe que tem nota C – aparecem com  nota B ou B-.

“Temos que ter cuidado, muito cuidado. Administrar com serenidade nesse período de crise é fundamental para de maneira firme e constante atravessarmos a tempestade”, afirma o governador.

Veja trecho da reportagem da Folha:

“Além de Alagoas do Rio de Janeiro, que decretou calamidade pública devido ao descalabro em suas contas, Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás receberam as piores classificações quanto à capacidade de pagamento de dívidas e outros compromissos.

Segundo documentos consultados pela Folha, os dois primeiros mereceram a nota D, a segunda pior em uma escala que vai de D- a A+; os outros três ficaram com D+. A diferença, entretanto, é pouco relevante: todos são considerados em situação de desequilíbrio fiscal”.

A avaliação do Tesouro leva em conta oito indicadores, a maioria ligados ao endividamento, à capacidade de poupar parte das receitas e aos gastos com pessoal.

Veja aqui a reportagem na íntegra:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/06/1785034-rj-rs-mg-al-e-go-tem-as-piores-contas-publicas-afirma-tesouro.shtml

_

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate