18 mil kg de sementes são entregues para comunidades tradicionais de Alagoas

18 mil kg de sementes são entregues para comunidades tradicionais de Alagoas

A secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri) entregou na sexta-feira (17) 18.370 kg de sementes para comunidades tradicionais do interior do Estado. Ao todo foram beneficiadas 69 comunidades em 35 municípios alagoanos.

Nenê Quilombola da comunidade de Cacimbinhas e esteve em Arapiraca para receber as sementes. Para ela, que representou 96 famílias quilombolas, o momento é de muita felicidade, pois essas sementes representam vida.

“Essas sementes significam vida para a gente, porque é através das sementes que os agricultores têm a barriga cheia, principalmente hoje que está tão difícil de se comprar essas sementes”, lembrou Nenê.

Sandro Santos também esteve presente e representou a comunidade Palmeira dos Negros, que fica no município de Igreja Nova e possui 220 famílias quilombolas.

“Essas sementes chegam numa boa hora, principalmente para aquelas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, que estão com seu solo pronto e ainda não plantou por não ter semente e nem o recurso para comprar”, disse Sandro.

O secretário da Agricultura, Alvaro Vasconcelos, fez questão de participar da ação de entrega dos 28 termos que garantiram as sementes às comunidades.

“Essa entrega de sementes para as comunidades tradicionais de Alagoas representa a atenção especial que o Governador Renan Filho vem querendo dar a elas. No passado elas eram esquecidas e mal recebiam as sementes. Hoje essas comunidades são tratadas de forma particular, garantindo que essas sementes cheguem nas mãos das famílias, gerando mais renda e mantendo o trabalhador rural no campo”, concluiu o secretário.

Produto de qualidade

A entrega das sementes chega em uma boa hora para os agricultores, visto que as chuvas já começam a cair no Estado. Para o presidente do fórum dos secretários de agricultura de Alagoas, Leonardo Monteiro, o Governo do Estado, através do secretário Alvaro Vasconcelos, está de parabéns por entregar sementes de grandíssima qualidade.

“Precisamos parabenizar o secretário que busca sementes de qualidade com os testes de germinação e dando assim a garantia de que teremos uma safra promissora aqui no Estado”, afirmou Leonardo Monteiro.

A ação é uma iniciativa da Gerência de Articulação Social do Gabinete Civil, do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Para o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, a entrega de sementes é mais uma ação de valorização do povo quilombola pelo governo do Estado.

“Essa iniciativa contribui para fomentar a produção nas comunidades quilombolas, como também é uma forma de valorizar e reconhecer a importância dos povos tradicionais de Alagoas. É compromisso do Iteral viabilizar o que for preciso para que esses povos tenham, cada vez mais, condições e melhorias de vida”, afirmou Jaime Silva.

_

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate