CPLA confirma continuidade do Programa do Leite em audiência com governador

CPLA confirma continuidade do Programa do Leite em audiência com governador

O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, declarou, após audiência com Renan Filho, que o governador garantiu a continuidade do Programa do Leite este ano. O encontro aconteceu na última terça-feira,14, no Palácio dos Palmares.

Aldemar Monteiro afirmou que a CPLA recebeu votos de comprometimento da gestão estadual para normalizar as atividades do Programa do Leite e resolver o imbróglio dos pagamentos atrasados.

“Conseguimos viabilizar junto ao Estado a manutenção do Programa para resolver o impasse dos vencimentos atrasados desde fevereiro. Peço que os produtores continuem confiando no trabalho da CPLA para retomarmos o caminho do crescimento da cadeia ”, disse Monteiro.

Com a recepção positiva, a expectativa, segundo Aldemar Monteiro, é que os pagamentos, aportados pelo Estado, sejam atualizados na próxima semana, mesmo com o atraso do impasse no envio de recursos conveniente ao governo federal.

Durante o encontro, o governador, mais uma vez, reconheceu a importância do setor leiteiro para a máquina da economia do Estado, bem como a necessidade de mais ênfase em políticas de fomento.

“Os produtores podem ficar tranquilos. Em nome dos 4 mil produtores do programa agradecemos a pontualidade do governo para sustentabilidade da nossa atividade”, agradeceu.

O Programa

Nos últimos três meses, a CPLA e seus produtores, sem o pagamento regular pelo litro de leite repassado a R$ 1,14 ao programa, com destino as as famílias de baixa renda, enfrentaram uma onda de dificuldades financeiras para manter os agricultores familiares gerando produção e renda.

“Eram produtores querendo desistir, outros com a ideia de tentar fazer a vida na capital, dificuldades para comprar insumos e alimentos para manter o rebanho produzindo. Um momento muito delicado em nossa história, mas temporário”, analiso Monteiro.

Visto como alternativa mais estável ao produtor, perante a lógica de mercado, o Programa do Leite gera além de emprego e renda, contribuição para extinção da situação de risco nutricional das crianças e as 80 mil famílias que recebem, nas comunidades carentes, um litro de leite gratuitamente.

_

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate