RF pausa ‘medidas pedagógicas’ e não deve mudar governo em função de apoio a Almeida

RF pausa ‘medidas pedagógicas’ e não deve mudar governo em função de apoio a Almeida

Se fosse seguir a sugestão de alguns “amigos”, o governador Renan Filho teria de adotar “medidas pedagógicas” contra vários assessores, incluindo secretários de estado, que não vão votar no candidato do PMDB em Maceió – o deputado federal Cícero Almeida.

A dosagem do “remédio” aplicado contra o PDT de Ronaldo Lessa – que decidiu declarar apoio à reeleição do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) – foi alta e provocou danos colaterais.

Partidos como PT e PTC, dos pré-candidatos a prefeito Paulão e Paulo Memória, respectivamente, que tem cargos no governo, estão por enquanto liberados de seguir com seus projetos – desde é claro, que não adotem postura inadequada.

Não vale “bater” no PMDB ou seu candidato. Essa é a regra por enquanto.

O governador confidenciou a um interlocutor que “quem é contra o Cícero é contra o PMDB”, mas emendou: “não vou perseguir quem é contra o Cícero Almeida”.

Renan Filho tem dito aos aliados que a campanha ainda não começou. Qualquer mexida no governo, portanto, só deve ocorrer depois das convenções, que acontecem entre a segunda quinzena de julho e o início de agosto.

Ao amenizar as ‘medidas pedagógicas’, o governador está vendo mais a frente. A eleição hoje caminha, se não houver mudança de cenário, para um segundo turno entre Rui Palmeira e Cícero Almeida.

Adversários de hoje podem ser aliados de amanhã.

Ainda assim, Renan Filho tem sido cobrado por alguns “amigos” a tirar do governo desde já todos que não forem abertamente a favor de Almeida já no primeiro turno.

Essa, é claro, é uma decisão difícil e só será adotada em último caso. Assim como Ronaldo Lessa, alguns aliados que trilham caminhos diferentes em Maceió e outras cidades do interior são importantes para a campanha de 2018, quando Renan Filho vai á reeleição.

O caminho construído pelo Palácio dos Palmares parece ser o da tolerância. E continuará assim se a temperatura não se elevar mais. O grande adversário do projeto governo nas eleições é Rui Palmeira. E aqui pode valer a regra de que inimigo do meu inimigo é meu amigo.


EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate