Projeto Mulheres Mil busca apoio para formalização de negócios

Recurso da Desenvolve ajudará na inclusão socioeconômica de mulheres da região
Projeto Mulheres Mil busca apoio para formalização de negócios

Do corte e costura à fabricação de bolos, dezenas de mulheres da cidade de Santana do Ipanema, distante 230 quilômetros de Maceió, esperam por uma oportunidade para atuarem profissionalmente e melhorar suas condições de subsistência.

Elas receberam capacitação através do Programa Mulheres Mil, do Governo Federal, através do Pronatec em uma ação do Ministério da Educação. As mulheres foram capacitadas por seis meses em diversos cursos, entre eles, de costura, de confecção de bolsa, de masseira e boleira.

A visita ocorreu nesta quinta-feira (9) quando as mulheres empreendedoras puderam conhecer as linhas de crédito da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve). De acordo com o analista de crédito Dackson Sousa, a linha de financiamento mais indicada para ajudar o grupo de mulheres é o Microcrédito Desenvolve Sertão, com taxa de 0,75% ao mês.

“Momentos assim aproximam o Governo do Estado de quem realmente necessita de desenvolvimento, do acesso a novas oportunidades que beneficiam a geração de renda e motivam o crescimento dessas mulheres”, destacou o analista.

Josinete Cabral, gerente da Unidade Executora de Projetos (UEP) da Desenvolve, apontou a vitalidade das mulheres capacitadas que não deram espaço ao comodismo e estão buscando alternativas de sobrevivência. “São mulheres sertanejas que encontram na necessidade diária de suas famílias a motivação para trabalhar e sustentar seus lares”.

O presidente da Desenvolve, Rafael Brito, lembrou que fazer o crédito chegar até a ponta, ou seja, até a população mais necessitada de apoio, é o reflexo de um trabalho engajado e sério que tem início da determinação do Governo em melhorar a vida dos alagoanos e ganha corpo com o trabalho de cada membro da Desenvolve.

A visita contou com a participação da deputada estadual Jó Pereira (PMDB), que entendeu como fundamental a formatação de um projeto que ajude a concretizar o sonho do grupo de mulheres santanenses. “É papel precípuo da minha atuação parlamentar ajudar a resgatar a autoestima dessas mulheres, proporcionar melhores condições de vida, estimular e incentivá-las, revertendo isso em bem-estar com ações empreendedoras e enfrentamento às adversidades”, pontuou a deputada.

Uma nova reunião deverá ocorrer até o fim deste mês para a formatação do projeto que propicie a inclusão do grupo no mercado econômico ativo através da implantação de pequenos negócios.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate