Seagri apoia criação de cooperativa em São José da Tapera

Seagri apoia criação de cooperativa em São José da Tapera

Órgão reunirá 12 associações, beneficiando até mil famílias com as águas da maior obra hídrica do Estado

O Canal do sertão, uma das mais importantes obras realizadas no Estado de Alagoas, já começa a transformar a vida de milhares de pessoas, principalmente a dos agricultores que sempre sonharam com a garantia de água para as suas lavouras.
A obra, quando concluída, terá 250 quilômetros de extensão, levando água para cerca de um 1 milhão de pessoas em 42 municípios de Alagoas, melhorando a qualidade de vida na região e desenvolvendo a economia local. No município de São José da Tapera não vai ser diferente. Lá, 12 associações aguardam ansiosamente pelas águas do Canal que deverão chegar com a inauguração da nova etapa da obra.

Conduzindo essas 12 associações, está o agricultor Cosme Guedes que, esta semana, se reuniu com o secretário Álvaro Vasconcelos a fim de pedir apoio para a criação de uma cooperativa de agricultores que possa unir todas as associações.
“A gente sabe que o associativismo é quem pode proporcionar o desenvolvimento. É uma grande satisfação para a gente em saber da firmeza que o secretário demonstra em querer se aproximar da agricultura do Estado, do Sertão, e colocar a secretaria totalmente à disposição para nos ajudar a produzir com a água do Canal do Sertão”, disse Cosme Guedes.

Para o secretário, com a chegada das águas na região do Sertão, a secretaria vem priorizando uma política de incentivo e valorização dos pequenos agricultores familiares daquela região, incentivando a criação de cooperativas, a exemplo desta que deverá ser criada em São José da Tapera.

“Ao invés de buscarmos investidores e empresários para explorar as regiões irrigadas pelo Canal do Sertão, nós estamos priorizando os pequenos agricultores familiares, dando totais condições para que eles permaneçam no campo, se desenvolvam e se fortaleçam através da criação de cooperativas”, afirmou Vasconcelos durante a reunião com os presidentes das associações de povoados e comunidades do entorno de São José da Tapera.

“Esse é um sonho grande que vai nos dar a capacidade de nos auto gerir dentro da região e produzir de forma solidária. Inicialmente a gente pretende beneficiar 300 famílias, de um total de mil famílias envolvidas nas 12 associações”, concluiu Cosme Guedes.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate