Novas agroindústrias e cooperativas estão em fase de conclusão no interior do Estado

Novas agroindústrias e cooperativas estão em fase de conclusão no interior do Estado

O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Alvaro Vasconcelos, dedicou a quarta-feira (8) para realizar visitas a indústrias e cooperativas no interior do Estado.

Em Murici, o secretário visitou a empresa Murici Envase que está em fase final de construção e instalação e deve ser inaugurada no início de julho. A empresa deverá terceirizar sua estrutura para grandes marcas nacionais como Danone e Izzy.

Segundo o empresário Hernandes Lopes, a Murici Envase deverá adquirir 30 mil litros de leite por dia, estimulando a produção local e gerando mais de 150 empregos diretos e 3 mil indiretos. Em seguida, Alvaro Vasconcelos se dirigiu até o município de União dos Palmares, onde visitou uma nova indústria de doces.

“A importância dessa agroindústria é grande para o Estado de Alagoas, principalmente para essa região de União dos Palmares que sofreu muito com o fechamento da Usina. Mas tenho certeza que são projetos como esse que vão desenvolver o Estado, garantindo o sustendo de milhares de famílias”, disse o secretário Alvaro Vasconcelos.

Também estavam presentes no local representantes da Desenvolve, do APL Fruticultura do Vale do Mundaú, Sebrae e agricultores da região. O encontro, promovido pelo empresário Rodrigo Daniel de Almeida, teve como objetivo firmar parcerias com sua nova indústria, estrutura que deverá processar, inicialmente, 3 toneladas de doces por hora.

Além de comprar dos fruticultores da região, o empreendimento construirá, em uma área de cinco hectares ao lado da indústria, a casa do agricultor que terá um auditório para 100 pessoas, viveiros de mudas e campos demonstrativos, com o objetivo de promover capacitação e extensão de tecnologias produtivas aos parceiros. Ainda no local deverão ser realizadas assistências técnicas e a intermediação de financiamento junto a Desenvolve.

“Eu tive essa ideia há uns oito anos. Aqui nós temos terras muito boas, com muita água para irrigar e o que faltava era comprador. Por isso nós estamos começando essa indústria para, quem sabe, dar início a um novo polo fruticultor dessa região. Grandes indústrias poderão vir a se instalar aqui, a exemplo de Petrolina que hoje exporta”, afirmou Rodrigo Daniel de Almeida.

Mais tarde as cooperativas Coopervale, em União dos Palmares e Cooplal, em Santana do Mundaú, também receberam a visita do secretário. Com mais de 100 associados, a Coopervale realiza o processamento de frutas que são fornecidas para programas governamentais por meio da Conab. Na oportunidade, a presidente da cooperativa, Edjane Justino da Silva, solicitou apoio para a ampliação das instalações além de equipamentos.

Em Santana do Mundaú, o secretário se reuniu com os dirigentes da Cooplal. Na ocasião aconteceu a reinauguração da indústria de processamento de suco de laranja Lima.

_

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate