Emater aplicará pesquisa que vai identificar médio produtor alagoano

Emater aplicará pesquisa que vai identificar médio produtor alagoano

Objetivo da parceria com o Mapa é criar políticas públicas adequadas ao segmento

Identificar o perfil do médio agricultor em todo o Brasil, a fim de criar políticas públicas direcionadas para esse público. Esse é a proposta de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e do Abastecimento (Mapa), que, em Alagoas, será coordenada pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL).

Na segunda-feira (6), cerca de 30 técnicos extensionistas da Emater-AL que atuam em todas as diferentes microrregiões do Estado participaram de capacitação, realizada no centro social da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag), sobre a metodologia aplicada na pesquisa, para poder desenvolvê-la em campo.

“É uma pesquisa pioneira, pois não se tem essa informação sobre o médio agricultor brasileiro, então é muito importante que esses dados cheguem. É um questionário muito detalhado e, enquanto os pequenos produtores têm um estudo maior sobre suas atividades e os grandes conseguem caminhar sozinhos com relação à assistência, os médios ficam nesse meio termo, então é preciso identificar e conhecer agricultor”, afirma a gerente de pesquisa e inovação tecnológica da Emater-AL, Josiani Castro.

Durante a capacitação, foram vistas questões como a aplicação dos formulários, as demandas da pesquisa e o perfil do médio produtor de acordo com as definições do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp).

De acordo com Marcela Araújo, consultora da Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esauq-USP), será observado principalmente quais as principais culturas trabalhadas, distribuição dos produtores dentro do Estado, questões de renda e de produtividades, além das demandas de assistência técnica. “Não existe uma política pública de Ater consolidada para atender esse público a nível nacional, por isso estamos fazendo essa parceria com as instituições estaduais de assistência técnica, para poder criar mecanismos adequados ao médio produtor”, explicou.

Ainda segundo a consultora, ao final a pesquisa retornará para Alagoas, através da Emater-AL, e será disponibilizado um estudo comparativo, que dará base à construção das políticas para o médio agricultor brasileiro.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate