Desenvolve e Sedetur debatem parceria para interiorização do crédito

Gestores de APL’s receberam treinamento para atuarem como agentes de fomento
Desenvolve e Sedetur debatem parceria para interiorização do crédito

O diretor de Desenvolvimento e Projetos, Fábio Leão, da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), esteve reunido, nesta segunda-feira (6), com os gestores dos Arranjos Produtivos Locais (APL’s), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), para debater a atuação dos agentes dos arranjos enquanto agentes de fomento no interior do Estado. A ideia é interiorizar o crédito e fazê-lo chegar a cada vez mais alagoanos.

Na ocasião, os gestores receberam toda a orientação a respeito das linhas de crédito, as condições para financiamento e o público-alvo de cada uma delas. Segundo Fábio Leão, o propósito vai além da formação de pessoal. “Pretendemos construir um plano de negócios junto com a Sedetur para fortalecer os negócios no âmbito dos APL’s”, destacou o diretor.

Na pauta do encontro ainda foram debatidos os avanços da Agência com atuação mais próxima da população do interior, com crédito direcionado e do tamanho da necessidade de cada pequeno negócio. O presidente da Desenvolve, Rafael Brito, falou sobre a importância do trabalho dos agentes para o desenvolvimento regional. “Cada real colocado na economia multiplica-se nos municípios. É dinheiro circulando no agronegócio, no comércio e nos serviços locais”, afirmou.

Na prática
O treinamento dado pela Desenvolve favorece a formação de agentes de desenvolvimento para apoiar e promover o crescimento da economia nas microrregiões do Estado. Outros gestores dos APL’s deverão receber orientação ainda este ano.

Eles recebem noções de microcrédito, do sistema financeiro, análise e risco de crédito. Conversam também sobre o papel e o perfil do agente de crédito, sobre metodologia de atendimento dos empreendedores e parecer sobre a proposta de financiamento.


Ascom Desenvolve

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate