II Encontro de Produtores de Milho se firma no calendário agrícola

II Encontro de Produtores de Milho se firma no calendário agrícola

Produtores, representantes de bancos e fornecedores de maquinários e insumos participaram, nesta quinta-feira (2), em Quebrangulo, do II Encontro de Produtores de Milho de Alagoas. Durante o evento foram apresentadas e discutidas técnicas, novas tecnologias, além da possibilidade de linhas de financiamento disponíveis. O encontro foi coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Para o superintendente de Desenvolvimento Agrário da Seagri, Hibernon Cavalcante, o encontro é uma grande oportunidade para estimular a produção de grãos no Estado, cumprindo com uma das metas da secretaria que é a de buscar a diversificação da produção em Alagoas.

“O governador Renan Filho lançou o desafio de fazermos o máximo para tornar o Estado o mais próximo da autossuficiência. Acreditamos que, em mais alguns anos, a gente consiga, se não alcançar essa meta, mas chegarmos bem próximo dela”, disse o superintendente.

Alguns produtores são iniciantes na cultura do milho, como é o caso de João Paulo Farias que era produtor de cana-de-açúcar. João resolveu apostar no milho e, com a participação nesses encontros, já pôde levar novas técnicas e experiências para a sua terra.

“Todo encontro que tem aqui faço questão de comparecer para ver as novas tecnologias, as oportunidades de financiamentos e produtos que são apresentados. Tudo isso ajuda no desenvolvimento da cultura”, destacou João Paulo.

O Ministério da Agricultura foi representado pelo superintendente Alay Correia, que fez questão de destacar a importância de eventos como este. “Foi muito produtivo e interessante para a cultura de grãos do Estado. É uma forma de motivar não só os produtores, mas o setor privado, que fornece sementes e máquinas. Saio daqui convencido de que esse programa vai andar muito mais a partir de agora, porque tá mais que comprovado que plantar milho aqui no Estado gera retorno”, declarou Alay Correia.

Os participantes do encontro onde puderam ver de perto a experiência de plantio de milho da Fazenda Bonito, propriedade de Marcelo Lima.

“Tecnicamente, nós estamos tendo ganhos, estamos tendo evolução. Assim, nos sentimos recompensados e com a certeza de que esse trabalho deve ser continuado. Nesse encontro nós podemos mostrar na prática o que o agricultor está fazendo e copiar o que há de bom e vem dando certo nesse processo como um todo”, afirmou Hibernon Cavalcante.

O secretário da Agricultura, Alvaro Vasconcelos, prestigiou o evento e afirmou seu compromisso em apoiar a diversificação de culturas no Estado.

“Investir no milho é um grande negócio para o produtor, que tem um excelente retorno, e para o Estado, que garante a geração de empregos e renda no período de entressafra da cana-de-açúcar. O Brasil hoje está importando milho dos Estados Unidos, Argentina e Paraguai, e o governador Renan Filho deseja que nós possamos desenvolver a cultura para suprir essa necessidade”, concluiu o secretário.

Ascom Seagri

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate