Fungo promove o controle biológico da cigarrinha da cana

Fungo promove o controle biológico da cigarrinha da cana

A chuva que chegou a região canavieira desde abril, além de trazer benefícios para o desenvolvimento da cana, é responsável também pelo surgimento da cigarrinha.

Para combater o avanço da praga, que causa sérios danos ao desenvolvimento do canavial, a Asplana disponibiliza aos fornecedores de cana associados o controle biológico com a utilização do fungo Metarhizium anisopliae.

Ao contrário dos inseticidas, que causam sérios danos ao meio ambiente, o uso de fungos surge como uma medida mais barata para o fornecedor de cana.

O fungo, que não causa danos ao meio ambiente, atacando apenas a cigarrinha, é produzido no próprio laboratório da Asplana, localizado no bairro de Ipioca.

“Um técnico da Asplana vai até a propriedade para fazer o levantamento da área. A partir deste diagnóstico é determinada a quantidade de fungos que deve ser utilizada na região sob ataque da cigarrinha”, esclareceu o diretor Técnico da Asplana, Antonio Rosário.

Atomizadores , equipamento usados para a aplicação do fungo e que são acoplados a um trator, também são fornecidos aos associados. Para o produtor que não tiver um trator para fazer o trabalho de campo, a Asplana aluga o veículo com o custo de R$ 30 por hora. Este recurso arrecadado é destinado a manutenção do maquinário.

”O nosso objetivo é facilitar a vida dos fornecedores, principalmente dos pequenos. O uso do fungo no controle da cigarrinha oferece resultados excelentes ao canavial, além de não agredir o meio ambiente”, reforçou Antonio Rosário, lembrando que a Asplana também conta com um laboratório de produção de cotesia que é o inimigo natural da broca da cana.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate