Defesa Civil alerta para chuvas fortes em Maceió

Defesa Civil alerta para chuvas fortes em Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), segue monitorando as previsões do tempo na capital. Para esta sexta-feira (3), a previsão inicial indica chuvas intensas com possibilidade de trovoadas. Em Maceió, as equipes do órgão estão em alerta para atender as demandas mais urgentes.

A Defesa Civil recebe os dados fornecidos pela Sala de Alerta, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Segundo os dado repassados à Comdec, a precisão da localização e intensidade das chuvas só poderá ser observada com algumas horas de antecedência.

“Nossa equipe técnica segue trabalhando na Sala de Monitoramento da Defesa Civil Municipal. Estamos atentos às informações meteorológicas recebidas. Ao primeiro sinal de alteração, estaremos de prontidão”, salienta Dinário Lemos, coordenador da Comdec.

Caso sejam registradas ocorrências, a população poderá entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193) para que a Defesa Civil seja acionada ou diretamente para os telefones 0800 030 6205 (das 8h às 17h), 3315-1437 ou 9 8884-2020. “A recomendação para as pessoas que moram em áreas de risco é que se dirijam para locais mais seguros, caso a chuva seja muito intensa”, reforçou Lemos.

A Comdec dispõe de equipamentos que permitem visualizar a pluviosidade nas regiões de Maceió. Atualmente, existem 14 pluviômetros semiautomáticos em funcionamento, o que facilita o trabalho, já que esses equipamentos possibilitam uma radiografia exata do que está acontecendo no momento da chuva.

Operação Inverno

A Prefeitura de Maceió prossegue com os trabalhos da Operação Inverno 2016, executando obras nas comunidades localizadas em áreas de risco para minimizar os riscos de desastres e oferecer mais segurança à população. Já foram beneficiadas com as ações a Grota do Rafael, Grota do Cigano, Grota Santa Helena. Grota da Iraci, Vale do Reginaldo, Bebedouro, Mutange, Alto da Alegria, Santos Dumont e Farol.

Entre os serviços, que têm como finalidade minimizar o risco de desastres e transtornos em épocas chuvosas, estão a recuperação de escadarias, contenção de encostas e drenagem de águas pluviais. Além disso, a Defesa Civil  iniciou a distribuição do Plano de Contingência, uma publicação com informações sobre a atuação do órgão na capital alagoana.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate