SMTT alerta sobre cuidados no trânsito em dias chuvosos

SMTT alerta sobre cuidados no trânsito em dias chuvosos

Com as fortes chuvas em Maceió neste período, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) alerta os condutores de veículos sobre os cuidados necessários para transitar com mais segurança pelas vias. A previsão, segundo o Instituto Climatempo é de chuva hoje e nesta sexta-feira (03).

De acordo com o órgão, é necessário que os condutores trafeguem com velocidade reduzida e atenção redobrada. “A desatenção e o desrespeito à sinalização de trânsito por si só já são motivos de acidentes, mesmo fora do período chuvoso. Com a chuva os riscos são ainda maiores”, explicou o diretor operacional de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro.

Ainda segundo o diretor, é normal nesse período chuvoso um aumento no número de veículos nas ruas e nas imprudências que resultam em acidentes. “Há um aumento de cerca de 30% no número de colisões em Maceió e há a probabilidade de 60% de o motorista se envolver em algum acidente. Portanto, a cautela na hora de dirigir é sempre a melhor forma de prevenção”, afirmou Calheiro.

Manter uma distância segura com relação ao veículo da frente para evitar colisões também é recomendado, pois o descumprimento dessa orientação é o principal fator de acidentes nesta época segundo levantamentos de acidentes realizados pelo órgão.

Outras dicas que os condutores não podem deixar de lado são a manutenção e conservação das palhetas para uso do limpador de para-brisa e o farol baixo do automóvel sempre ligado.

Em caso de acidente

Em caso de acidente sem vítimas, quando só há danos materiais, os veículos envolvidos devem ser removidos da via para evitar qualquer obstrução no trânsito ou novos acidentes. O condutor que não desobstruir a via neste caso será autuado de acordo com o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro.

O serviço de levantamento de dados de acidentes de trânsito da SMTT pode ser acionado pela Central de Operações do órgão (3315-3590).

Ascom SMTT

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate