Cooperados de Pindorama e Renan Filho assinam contratos do Coopmais

Cooperados de Pindorama e Renan Filho assinam contratos do Coopmais

A agricultura familiar praticada na região de Pindorama respira ares de esperança e desenvolvimento. Nesta quinta-feira, 2, os colonos da Cooperativa Pindorama beneficiados pelo Programa Coopmais com a liberação de crédito para atividades de plantio de maracujá, abacaxi e aquisição de bovinos leiteiro, assinaram o contrato simbólico da transação ao lado do governador Renan Filho.

Foram validados 60 contratos de concessão de crédito pela linha pró-colono, com taxas de juros a 1,5%, carência de até 10 meses e parcela única. Na oportunidade, o governo do Estado homenageou dois agricultores familiares da Pindorama com a entrega de uma placa aos produtores Praxedes Francisco e Heckson Silva. O primeiro utilizará o crédito para ampliar o plantio do abacaxi e o segundo, irá adquirir novas matrizes em lactação para aumentar a produção de leite. As agricultoras Aline Batista dos Santos e Simone dos Santos, foram convidadas para concretizarem a assinatura simbólica dos contratos.

“O Estado cumpre seu papel regulador, facilitando o acesso dos pequenos produtores aos programas assistenciais. Mas o ideal, se houvesse recurso suficiente, é que os próprios produtores recebessem o crédito e delimitassem a melhor forma de investir, de acordo com suas necessidades e tempo hábil. Um grande passo foi dado pela Desenvolve e Secretaria de Desenvolvimento e Turismo para fomentar competitividade produtiva e geração de renda sem custo. Sem dúvida, estamos construindo um ciclo virtuoso junto com o cooperativismo, ao associativismo e agricultura”, disse Rena Filho em um dos momentos de seu discurso no evento.

Portas abertas

Em sua fala, o presidente da Agência de Fomento – Desenvolve, Rafael Brito, destacou que o estado encontrou seu marco referencial de investimento, prática comum nas agências de outros estados. O modelo do cooperativismo, segundo ele, foi eleito o mais interessante para o cenário alagoano.

“Analisando nosso estado e a desenvoltura do sistema de cooperativismo de produção, vimos tecnicamente, com o aval do governo, que não há outra frente mais atraente para produzir e desenvolver economicamente Alagoas. Será um grande feito que irá ajudar a girar nossa economia, movimentar internamente nosso mercado e criar um setor com autonomia e padrão de qualidade”, explicou Rafael Brito.

Klécio Santos, presidente da Pindorama, ao lado de membros da diretoria e colonos, agradeceu os esforços do governo em manter as famílias empregadas no campo.

“A cooperativa inaugura esse bom momento anunciado pelo projeto Coopmais e vai continuar trabalhando para que a iniciativa pública continue abraçando nossos projetos. São atividades que vão injetar um gás diferenciado ao produtor de cana que andava desestimulado; ao produtor de abacaxi que não tinha como acessar instruções técnicas; e o produtor de leite que esbarrava em dificuldades para aumentar o volume de leite”, exclamou Klécio.

Durante o evento, o governador Renan Filho determinou a recondução da Pindorama ao Conselho Deliberativo da Desenvolve. Klécio Santos que representava os interesses da agricultura familiar nas decisões do conselho havia sido desmembrado sem justa causa.

Dia de Campo

Na próxima semana a equipe da Desenvolve desembarca em Pindorama para realizar um ‘Dia de Campo’ para cadastrar e recolher documentação dos colonos beneficiados com o Coopmais.

Com projetos de produção de biodiesel, integração de frangos e soja,os colonos de pindorama foram contemplados com a liberação de crédito para aquisição de 500 vacas da raça GIR, aparato técnico para ampliar o plantio do maracujá e abacaxi. No total, o governo do Estado, via Desenvolve, concedeu o montante de R$ 91 mil.

_

Bccom Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate