Prefeitura comemora um ano da faixa exclusiva na parte baixa

Prefeitura comemora um ano da faixa exclusiva na parte baixa

Há um ano a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) dava início ao período de fiscalização da faixa exclusiva implantada nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança. Após o início do funcionamento, no dia 1º de junho, aumentou para 27,6 km o total de faixas exclusivas na capital alagoana, contando com a faixa exclusiva implantada anteriormente nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro.

De lá para cá, 43 linhas de ônibus ganharam celeridade com aumento de cerca de 20% no número de viagens e o tempo de viagem reduzido em média 20 minutos. Como consequência dos benefícios trazidos pela Prefeitura de Maceió ao transporte coletivo, a cidade teve a menor queda no número de passageiros entre 2014 e 2015, apenas 0,8%, conforme dados da Associação Nacional dos Transportes Urbanos (NTU).

Uma das passageiras beneficiadas pela implantação da faixa exclusiva foi a universitária Emanuele Lopes, que mora na parte baixa da cidade e utiliza linhas de ônibus que transitam pelas avenidas Comendador Leão e Dona Constança. “Deu para sentir que consigo chegar onde quero mais rápido, da mesma forma que já vinha acontecendo na Fernandes Lima e na Durval de Góes Monteiro”, relata.

Fiscalização

Após um ano, o número de veículos autuados por transitar de forma indevida pela faixa exclusiva das avenidas Comendador Leão e Dona Constança teve uma significativa redução em abril deste ano. Nenhum coletivo foi autuado por deixar de utilizar a faixa exclusiva entre junho de 2015 e abril de 2016, mostrando que tanto os condutores de veículos quanto os de coletivos já compreenderam melhor e se adaptaram às normas de funcionamento da faixa exclusiva.

Ascom SMTT

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate