Praça do Bicentenário muda rotina no José Tenório

Praça do Bicentenário muda rotina no José Tenório

Foram décadas de espera. Após muitas promessas não cumpridas por gestores, a principal reivindicação dos moradores do Conjunto José Tenório foi atendida. A Prefeitura de Maceió construiu um grande espaço de lazer ao lado da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, que foi entregue em dezembro de 2015: a Praça do Bicentenário.

Desde então, a vida dos moradores e comerciantes da região foi transformada. O lugar, antes tomado pela poeira e pela lama nos dias de chuva, hoje é ocupada por crianças, adultos e idosos que aproveitam cada item do equipamento público.

Para quem é proprietário de bares, lanchonetes, mercadinhos, entre outros empreendimentos no entorno, a praça só trouxe ganhos. “Os benefícios são muitos. Dentre eles, a retirada dos moradores de rua que antes viviam no terreno que hoje deu lugar à praça. Com isso, as crianças podem aproveitam cada espaço da área. A marginalidade também diminuiu bastante no local”, disse o comerciante José Maia.

Para o irmão e sócio de José, Leir Maia, o aumento do número de clientes é sentido por todos. “Sem dúvida, a circulação de clientes aumentou e é uma das consequências do novo ambiente. Para quem trabalha aqui foi um ganho muito imenso, pois as pessoas tinham receio de vir por conta da escuridão, com medo de assalto”, ressaltou.

De acordo com o aposentado Manoel Vieira, que assistia a um jogo num dos bares localizados no Centro Comercial, a segurança no local melhorou significativamente. “O povo está tendo a resposta do prefeito, que vem valorizando o Conjunto José Tenório. Sou frequentador do comércio no entorno da praça e a segurança é que faz com que o tudo fique melhor”, disse.

A Praça Espaço de Lazer José Tenório foi inaugurada dentro das ações em comemoração aos 200 anos da capital, celebrado em dezembro de 2015. O prefeito Rui Palmeira entregou a área, carinhosamente apelidada pela gestão como “Praça do Bicentenário”, atendendo a uma reivindicação de mais de duas décadas dos moradores do local.

O projeto contemplou a criação de baias para carros, melhorias na área comercial, estrutura para a prática de esportes, com a instalação de tabelas de basquete, playground, piso tátil, rampas de acessibilidade, jardineiras, paisagismo e bancos.

“A praça trouxe bem-estar não só para os moradores, mas para os comerciantes, já que melhorou muito a clientela. E isso se deu pelo aumento da confiança de caminhar por seu entorno, já que a iluminação foi revitalizada. Quando aqui era apenas um terreno, os moradores viviam dentro dos seus apartamentos por conta da marginalidade”, disse a presidente da Associação dos Moradores do Conjunto José Tenório e Adjacências, Cleonice Alves.

Ainda segundo a liderança comunitária, desde o início da atual gestão que a Prefeitura vem melhorando a qualidade de vida da comunidade. “Além da Praça do Bicentenário, fomos contemplados com a reforma da unidade de saúde e do Capsi, além da melhoria no trânsito e da iluminação. Os moradores não têm mais do que reclamar, pois esse espaço de lazer foi um sonho de 20 anos realizado”, concluiu.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate