SMS promove mutirão de acompanhamento do Bolsa Família

SMS promove mutirão de acompanhamento do Bolsa Família

No próximo dia 1 e 2 de junho, as unidades de saúde do Município participarão de mais um mutirão de acompanhamento das Condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A iniciativa visa elevar o percentual de acompanhamento dos indicadores, preconizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

A SMS já tinha promovido um primeiro mutirão de acompanhamento nos dias 19 e 20 de maio, porém em virtude da campanha da vacinação contra o vírus H1N1, o que aumentou consideravelmente a demanda das unidades de saúde, esse acompanhamento foi prejudicado.

Segundo a coordenadora da Condicionalidade Saúde do Bolsa Família da SMS, Rita Leone, as famílias terão mais uma oportunidade de fazer o acompanhamento nas unidades. “O mutirão tem como público alvo as gestantes e crianças de até 07 anos. As gestantes já são acompanhadas nas unidades onde fazem o pré-natal, então pedimos que as mães levem os filhos que são beneficiários do Bolsa Família até a unidade para que seja feito o acompanhamento”, explica a coordenadora. Rita Leone destaca ainda que durante o acompanhamento é necessário verificar se cada um deles continua cumprindo os termos do programa.

O programa se apoia em três pilares: saúde, educação e cadastro único. É atribuição da Secretaria Municipal de Saúde zelar para que os serviços de saúde sejam prestados com maior equidade aos usuários em todas as unidades de saúde.

Conforme estabelece o Programa Bolsa Família, o acompanhamento deve ser feito com as crianças e gestantes cadastradas duas vezes ao ano. “Muitas famílias não estão cumprindo as condicionalidades, como por exemplo, manter o cartão de vacinação em dia”, complementou Rita Leone.


Ascom SMS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate