Associação de apicultores busca fomento para ampliação de oferta

Recurso ajudará na conquista de selo de inspeção estadual

A liberação de crédito, por meio da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), aponta para um novo momento, desta vez para a Associação dos Apicultores de União dos Palmares (Asaup), que, durante reunião nesta segunda-feira (23), pleitearam recurso para adequação da Casa de Mel às exigências, que permitirão a conquista do Selo de Inspeção Estadual (SIE).

A conquista do selo dará à associação a possibilidade de ampliar a comercialização dos produtos para atendimento a todo o Estado de Alagoas. De acordo com o presidente da Asaup, Jean Ferreira, já existe demanda de outros municípios, falta a concessão que virá com a garantia do selo.

“A conquista deste selo vai melhorar e muito a produção do nosso mel, o escoamento do produto e o auxílio aos apicultores. Além da adequação às exigências para a certificação, também vamos adquirir novas colmeias e kits de trabalho, tudo para garantir a ampliação da produção”, comemorou Ferreira.

Segundo o presidente da Desenvolve, Rafael Brito, após a avaliação da documentação da entidade, o crédito deverá ser liberado pelo Programa Coopmais, específico para o atendimento de associações e cooperativas. O Coopmais atua com taxa de 7,5% ao ano, carência de 18 meses e pagamento em 42 meses.

“O Estado, através da Desenvolve, tem apoiado diversas atividades de pequenos produtores. Estamos também cumprindo com o nosso papel que é o de gerar renda, com responsabilidade social e ambiental e contribuindo para o desenvolvimento de Alagoas”, revelou Rafael Brito.

A associação conta, atualmente, com a participação de 20 associados, produzindo 20 toneladas de mel durante a safra que vai de setembro a março. Com o recurso, os produtores pretendem ampliar a produção para 40 toneladas e atender outros municípios da região.


Ascom Desenvolve

Descrição do autor

Redação

Ainda não há comentários.

Participe da conversa