Será golpe? Proposta de compra da Usina Guaxuma é vista com desconfiança

Será golpe? Proposta de compra da Usina Guaxuma é vista com desconfiança

Quando a esmola é grande, o cego desconfia. A proposta de R$ 850 milhões, em plena crise, com o setor sucroalcooleiro vivendo do Nordeste seu pior momento,  para a aquisição da Usina Guaxuma, não tem sido levada a sério pelos credores da Massa Falida da Laginha Agroindustrial S/A.

Como antecipei no Blog Edivaldo Junior, no Portal Gazetaweb (http://wp.me/p6TEFy-3lL), o juiz da Comarca de Coruripe, Mauro Borba Rocha, responsável pelo processo de falência do Grupo João Lyra, registrou nos autos do processo o interesse do grupo CPM-Brazil na compra da usina.  O magistrado também externou sua preferência pela venda, o que aceleraria o pagamento dos credores.

A proposta, feita apenas para aquisição do parque industrial foi considerada tão boa que gerou desconfiança. Um dos credores da massa falida, levantou a suspeita: “Ninguém conhece esse grupo. Não existem informações no mercado. É importante investigar, porque tem algumas pessoas que costumam atuar de má fé em situações desse tipo”, alertou o empresário que era fornecedores de produtos e materiais da Guaxuma.

Um dos integrantes do Comitê de Credores, Jackson Lima Neto, representante da classe trabalhadora, acredita que a venda seria a melhor opção. No entanto, adianta, o comitê não acredita na concretização do negócio – ao menos por enquanto. “Se a venda ocorrer, ótimo. Mas mesmo assim estamos trabalhando com as propostas de arrendamento, que parecem ser mais concretas”, pondera.

Faltam informações

O site da CPM-Brazil (http://www.cpm-brazil.com/) não traz informações precisas, apenas genéricas,  sobre o grupo, que atuaria no ramo de commodities, com investimentos no setor sucroalcooleiro de Alagoas e Pernambuco. Entre as fotos de usinas postadas na página estão a São José, de Igarassu, PE, que pertence ao grupo Cavalcanti Petribu e uma foto da Usina Marituba(???), em Alagoas, que pertence ao grupo Carlos Lyra.

Registrada como CPM Brazil – Comercio, Importacao e Exportacao de Commodities Ltda,  CNPJ 10.363.716/0001-07, a a Cpm Brazil foi aberta em 2008, tem sede no Recife, é uma Sociedade Empresária Limitada – Código 2062 – e sua a atividade econômica principal é o “Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários – CNAE 4693100”, com capital social de Capital Social de R$ 6 milhões.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate