Emater regulariza situação de agricultores familiares do estado

Emater regulariza situação de agricultores familiares do estado

Após a realização de cinco multirões em diferentes povoados da zona rural de Santana do Ipanema, no Alto Sertão alagoano, 200 agricultores familiares da região tiveram sua situação regularizada para a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) junto ao Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater-AL).

O documento permite ao pequeno produtor ter acesso às políticas públicas governamentais, como Garantia Safra, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Nesta quarta-feira, 18, foi a vez do povoado de Curral do Meio. Antes, ainda durante o mês de maio, receberam o atendimento da Emater, os povoados de Puxinanã, Barriguda, Queimado do Rio e Areias Brancas, todos em Santana do Ipanema.

A gerente regional da Emater no Alto Sertão, Amanda Gomes, explica que além dos povoados foram atendidas também as localidades circunvizinhas. “Nós precisamos saber como estava a situação desses agricultores, se tinham ou não a DAP, se estavam com o documento vencido, por exemplo”.

De acordo com ela, foi feita uma entrevista para identificar quais as carências desses agricultores em relação a DAP e, a partir de agora, após os multirões, serão realizadas visitas aos 200 agricultores para a emissão ou atualização das Declarações.

Os agricultores deverão comparecer ao escritório regional da Emater-AL, em Santana do Ipanema após um mês depois da realização das visitas, para buscar os documentos atualizados.

Grande Mata Alagoana

Também nesta quarta-feira, 18, mas na região da Grande Mata Alagoana – que engloba a Zona da Mata com a região Norte do estado, agricultores de Passo do Camaragibe participaram de triagem realizada pela equipe da Emater-AL, para emissão de DAPs.

Na oportunidade, foi realizada entrevista com pequenos produtores locais para saber se eles possuem os documentos necessários para emissão da DAP. Segundo Moisés Leandro Silva, caso os agricultores pré-cadastrados atendam a solicitação dos documentos, será realizado visita às propriedades e, posteriormente, solicitação da Declaração, no sistema do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


Ascom Emater

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate