Sistema on line de emissão de Guia de Trânsito Animal é disponibilizado no site da Adeal

Sistema on line de emissão de Guia de Trânsito Animal é disponibilizado no site da Adeal

A ferramenta que permite o criador emitir de qualquer local com acesso à internet documentos como a declaração de vacinação contra a febre aftosa e a Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA) está disponível no site da Adeal (www.adeal.al.gov.br).

O sistema entrou em operação desde o dia 1º de maio, quando teve início a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2016. Com isso, Alagoas passa a ser o primeiro Estado do Nordeste a utilizar a ferramenta.

“Neste primeiro momento, o produtor ainda deve procurar um escritório da Adeal para levar o quantitativo de animais vacinados e obter uma senha de acessar o sistema. Ela será usada para fazer declarações e emissões de GTAs futuras”, informou o presidente da Adeal, Marcelo Lima.

Um manual com o passo a passo sobre o uso da ferramenta para emissão dos documentos também está disponível no site da Adeal, liberado para impressão.
“Nele, todo o processo é explicado de forma simples e ilustrativa para que o criador não tenha dificuldades em manusear o sistema e possa emitir com tranquilidade e segurança a GTA e ou a declaração de vacinação”, afirmou Marcelo Lima.

De acordo com dados da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Casalfa), em média o número de GTA emitidas, por ano, em Alagoas, varia de 150 a 190 mil guias.

Segundo dados da Adeal, o Estado conta com um rebanho médio de 1,1 milhão de bovídeos. A regional de Arapiraca é a área onde está concentrado o maior número de animais.


Revendas de vacinas

Para agilizar ainda mais o processo de informação no sistema, funcionários de revendas de produtos agropecuários foram capacitados por técnicos da Adeal do Núcleo do Setor de Tecnologia e Informação para o uso do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro).

Com isso, o banco de dados – referente à compra e venda de vacinas – vem sendo alimentado pelas lojas credenciadas, com a Adeal tendo um controle mais efetivo e ativo de todo o processo de comercialização.

Os treinamentos foram realizados em abril passado em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema. Em todo o Estado são mais de 60 lojas de produtos agropecuários habilitadas para venda de vacinas.

Aftosa

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada durante todo o mês de maio, será finalizada no próximo dia 31. Após o encerramento, o criador tem mais 15 dias para fazer a declaração nos mais de 80 escritórios do órgão de defesa existentes em Alagoas.

_

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate