Renan Filho defende “moratória” da dívida dos estados com a União por um ano

Renan Filho defende “moratória” da dívida dos estados com a União por um ano

Uma nova proposta pode aliviar o caixa dos Estados em dívida com a União. Em reunião no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 17, governadores dos estados mais endividados do país, incluindo Alagoas, decidiram propor, em conjunto, a suspensão dos pagamentos dos débitos por um ano.

Os governadores de Alagoas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se reuniram nesta terça-feira durante painel do Fórum Nacional, organizado pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, no Rio. O governo de São Paulo foi representado pelo secretário da Fazenda.

No encontro, ao menos quatro governadores (Renan Filho (AL), Raimundo Colombo (SC), Francisco Dornelles (RJ)   e José Ivo Sartori (RS) defenderam na a suspensão dos pagamentos por um ano. Durante esse período, os estados esperam chegar a uma negociação com a União para definir como os débitos serão quitados.

O governador Renan Filho, embora otimista, não acredita em “moratória”. Para ele é provável que os estados consigam um prazo de carência menor para o pagamento da dívida ou benefícios como a redução do valor pago mensalmente.

Em busca de um acordo

No julgamento do mérito do método de cálculo das dívidas ( o imbróglio de juros compostos x juros simples), realizado no final de abril, o Supremo Tribunal Federal determinou a suspensão da votação por dois meses e recomendou  a negociação de um novo acordo entre Estados e União para o pagamento das dívidas.

O ministro do Planejamento do governo provisório, Romero Jucá, sinalizou que o governo não deve ceder aos apelos por uma moratória das dívidas. O ministro adiantou que até o final deste mês será fechada uma proposta, mas disse que “não há moratória”.

Repercussão

Veja texto da Folha de São Paulo sobre a proposta dos governadores:

Estados em dívida com a União vão propor moratória por um ano

Governadores de Estados em dívida com União proporão que o pagamento de seus débitos com o governo federal seja suspenso por um ano, em uma manobra conhecida como carência ou moratória.

Governadores de Rio, Minas Gerais, Alagoas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se reuniram na tarde desta terça-feira (17) durante painel da 28ª edição do Fórum Nacional, organizado pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, no Rio. O governo de São Paulo estava representado pelo seu secretário de Fazenda, Renato Vilela.

Veja aqui o texto completo:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/05/1772226-estados-em-divida-com-a-uniao-irao-propor-moratoria-por-um-ano.shtml

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate