Programa de Distribuição de Sementes contempla municípios do Agreste nesta segunda (16)

Junqueiro, Teotônio Vilela e Campo Alegre serão beneficiados com sementes de feijão, milho, arroz e sorgo
Programa de Distribuição de Sementes contempla municípios do Agreste nesta segunda (16)

O Programa de Distribuição de Sementes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura continua nesta segunda-feira (16), nos municípios de Teotônio Vilela, Junqueiro e Campo Alegre. Ao todo serão entregues 12,04 toneladas em Teotônio Vilela, 9,1 toneladas em Junqueiro e 9,38 toneladas em Campo Alegre.

A distribuição teve início na sexta-feira (13), no município de Santana do Ipanema. Ao todo serão entregues 1.250 toneladas de sementes de milho, arroz, feijão e sorgo, atingindo 94 mil pequenos agricultores.

O município de Pão de Açúcar, no Sertão alagoano, foi um dos beneficiados pelo Programa. O prefeito Jorge Dantas fez questão de destacar a importância dessas sementes para o desenvolvimento da região.

“Especialistas dizem que este ano de 2016 será de muitas chuvas e a Secretaria da Agricultura está de parabéns por disponibilizar essas sementes em tempo de aproveitar esse período chuvoso. Certamente, vamos ter uma grande safra. É o que a gente espera. Isso é uma quantidade enorme de recursos que gira no município, mas, principalmente, representa uma poupança para o agricultor”, afirmou Dantas.

Segundo o assessor especial da Secretaria da Agricultura, Edson Maruta, todas as sementes que foram entregues são de excelente qualidade e foram desenvolvidas de forma que pudessem se adaptar às condições do Semiárido.

“Todas as sementes foram testadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), dando uma maior segurança ao agricultor na hora da produção. Elas são testadas para ver o seu teor de germinação, de impureza, a padronização do tamanho do grão e são tratadas com produtos, principalmente as de milho, para evitar que a sua produção seja atacada por pragas. Por isso é bom enfatizar que os grãos não podem ser consumidos, servindo apenas para o plantio”, destacou Maruta.

Cosme Guedes é diretor da Associação de Desenvolvimento da Juventude do Semiárido (Adejusa), localizada em São José da Tapera, responsável por coordenar várias associações de agricultores na região do Sertão. Ele esteve presente à entrega das sementes em Santana do Ipanema e destacou a importância da ação.

“Essas sementes representam a vida. São elas que dão aos agricultores as condições de plantar e sobreviver. A gente só tem a agradecer à Secretaria da Agricultura e ao Governo do Estado por estarem sempre nos ajudando e cumprindo o seu papel que é estar próximo da população”, afirmou Cosme Guedes.

O secretário da Agricultura, Alvaro Vasconcelos, fez questão de comparecer a cada cidade polo onde são entregues as sementes. Ele destacou o Programa de Sementes como sendo uma das grandes prioridades do Governo do Estado no combate ao desemprego e ao êxodo rural.

“Essa ação, em breve, vai gerar bons frutos, agregando mais valor à agricultura familiar, fixando o homem no campo e é isso que o Governador Renan Filho quer. Esse Programa de Sementes é voltado só para a agricultura familiar, tendo sido investido R$ 12 milhões só este ano”, concluiu o secretário Alvaro Vasconcelos.


Ascom Seagri

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate