Cooperativas já podem inscrever ações de responsabilidade socioambiental

Cooperativas já podem inscrever ações de responsabilidade socioambiental

As cooperativas brasileiras têm até o dia 25 de maio para inscreverem ações voluntárias de responsabilidade socioambiental que irão realizar ao longo de 2016. Em 2015, mais de 1.300 cooperativas brasileiras inscreveram projetos que tiveram a participação de 280 mil voluntários e 2,5 milhões de beneficiados.

Os projetos para 2016 devem ser inscritos no site diac.brasilcooperativo.coop.br. Lá o visitante também pode encontrar informações sobre todas as ações voluntárias já realizadas pelo sistema cooperativo brasileiro e sobre o Dia de Cooperar 2016, ou Dia C, que é celebrado no primeiro sábado (2) de julho em conjunto com o Dia Mundial do Cooperativismo.

Qualquer dúvida sobre a construção de um projeto ou a inscrição no site pode ser sanada com os setores de Monitoramento e Capacitação do Sistema OCB/AL* através do telefone 2122.9494 ou do email capacitacao@ocb-al.coop.br . “Feita a inscrição, a cooperativa receberá o kit de divulgação e participação contendo: bolsa, camiseta, chaveiro, balões, cartaz, cartilha e folders”, explica Marcos Rocha, presidente do Sistema OCB/AL.

Exemplo de ações

A orientação do Sistema OCB Nacional é de que as cooperativas tentem transformar ações pontuais em atividades contínuas que possam auxiliar a erradicação da pobreza, da fome e do analfabetismo, a igualdade de gênero e a sustentabilidade ambiental. “Esses temas são entendidos como componentes-chave do conceito de desenvolvimento humano sustentável. Trabalhá-los pode nos conduzir à melhoria das condições de vida no mundo”, pontua Marcos Rocha.

Mas o presidente lembra também que não existe regra para escolher a ação que será desenvolvida. “Os cooperados, dirigentes e funcionários das cooperativas sabem o que suas comunidades necessitam. De campanhas de doação de sangue ou donativos, atividades recreativas, educativas e de recuperação ambiental, basta fazer uma rápida análise do ambiente onde vivem e trabalham que logo descobrirão como ajudar”, disse.

Faça a inscrição de sua cooperativa e participe desse movimento do bem!

Ascom OCB

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate