Plano de Habitação está em fase final de elaboração

Plano de Habitação está em fase final de elaboração

Dando continuidade aos trabalhos de elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS), avança mais um estágio. Na próxima segunda-feira (16), representantes do grupo de trabalho e órgãos públicos se reunirão para dar prosseguimento na etapa de construção do Plano.

Em fase de estratégia de ação do PLHIS, a iniciativa norteará as decisões do Poder Público, bem como irá orientar o desenvolvimento de projetos habitacionais, alocação, aplicação de recursos e definição ou revisão de marcos regulatório e legal. Esta etapa está sendo desenvolvida a partir do levantamento de dados e resultados apontados no Diagnóstico Habitacional Participativo.

Em acordo com o regulamento da Secretaria Nacional de Habitação/Ministério das Cidades (SNH/MC), esta fase final debate as linhas programáticas de provisão normativa e institucionais, definição de prioridades de atendimento, definição de metas, recursos e fontes de financiamento e definição de processo de monitoramento, avaliação e revisão do Plano.

Estão sendo realizadas oficinas discursivas com a participação de representantes da sociedade civil e órgãos públicos, através de um Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) do PLHIS.

Após essa etapa de discussões o PLHIS entrará em sua fase final e serão realizadas duas Audiências Públicas para a consolidação das Estratégias de Ação, onde será efetivada a pactuação e validação do Plano.

PLHIS

O Plano Local de Habitação de Interesse Social objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna. O documento tem o objetivo de diagnosticar a situação habitacional do município e dar as orientações e diretrizes para o planejamento do setor habitacional local. O foco é na habitação de interesse social para que a cidade possa planejar e saber exatamente onde irá aplicar os recursos adquiridos e como vai crescer e requalificar habitações precárias existentes, além de identificar que tipo de moradia as pessoas desejam e como será feito o acesso aos imóveis.

O processo de elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) consiste em três etapas: a primeira é a proposta metodológica, a segunda o diagnóstico do setor habitacional e, por fim, as estratégias de ação, que resultarão em um conjunto de diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor da habitação de interesse social de Maceió.

Ascom SMHPS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate