Confiança do empresário de Maceió está baixa desde fevereiro do ano passado

Confiança do empresário de Maceió está baixa desde fevereiro do ano passado

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Maceió reduziu 2,1% de março para abril e 2,34% em relação ao mesmo período do ano passado. Em abril deste ano, a confiança do empresário da capital correspondeu a 79,2 pontos, quando o ideal é acima de 100 pontos. A última vez que o indicador sinalizou acima dos 100 pontos, ou seja, apontou positividade das atividades foi em fevereiro de 2015. O indicador varia entre 0 a 200 pontos. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento de Alagoas (IFEPD), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O levantamento foi realizado nos dez últimos dias de março e entrevistou 159 empresários dos mais diversos segmentos do comércio a fim de analisar o lado da oferta da economia.

A pesquisa analisa também o índice de condições atuais dos empresários do comércio, isto é, as expectativas sobre a economia brasileira e alagoana no presente; o índice de expectativas do empresário do comércio, ou seja, o que os comerciantes esperam do futuro em um período a médio e longo prazo e o índice de investimentos do empresário do comércio, que traz as expectativas de investimentos sobre o nível de estoques e contratações. As informações visualizam a formação bruta de capital fixo de Maceió.

Os três subindicadores indicam uma contínua retração das vendas em curto e em longo prazo e uma manutenção da redução de intenções sobre contratações de funcionários, investimentos em matéria-prima e aumento de estoques. “Ao observar as condições atuais do comércio é possível perceber uma redução de 7,12%, o que indica que os empresários do setor não têm confiança sobre o cenário econômico de Alagoas, do Brasil e sobre suas expectativas quanto às empresas”, afirmou o economista da Fecomércio, Felippe Rocha.

Em médio e em longo prazo as expectativas sobre o comércio demonstram a mesma retração. “Ainda há um certo otimismo do empresário em relação ao futuro, pois esse é o único indicador acima dos 100 pontos”, comentou. O subindicador que pauta a iniciativa de investimentos empresariais, além de está abaixo dos 100 pontos, reduziu em 2,06%. Já a demanda por contratação de novos colaboradores registrou uma redução de 6,35% e a iniciativa de novos investimentos empresariais reduziu 8,29%. Em relação aos estoques, aumentaram em 6,85%, como preparativo para o Dia das Mães.

No geral, o resultado da confiança do empresário do comércio o obriga a poupar mais do que investir. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada no último dia 11, em Alagoas, o volume de vendas no varejo em março recuou em 2%, em relação ao mês de fevereiro. Enquanto a média nacional apresentou recuo de 0,9%.

Ascom Fecomércio-AL

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate