Aprovação da MP 701 no Senado viabiliza financiamento internacional

Aprovação da MP 701 no Senado viabiliza financiamento internacional

A aprovação no Senado Federal da Medida Provisória (MP) 701, que entre outras ações, viabiliza a obtenção do empréstimo internacional no valor de US$ 500 milhões por parte das usinas junto ao banco suíço Credit Swiss Bank, renova as esperanças de dias melhores para a agroindústria da cana em Alagoas e na região Nordeste. A matéria foi votada terça-feira passada, 10.

“A aprovação da MP no Senado é a última etapa da fase de autorização legislativa para essa operação que consiste na concessão de um seguro de performance pela União para que as empresas possam contratar um empréstimo de longo prazo amparado em suas exportações futuras de açúcar destinada a mercados preferenciais”, esclareceu Pedro Robério Nogueira, presidente do Sindaçúcar-AL.

Em seu texto, a MP amplia o uso de recursos do Fundo de Garantia à Exportação (FGE) para a concessão de seguro nas exportações de produtos agrícolas sujeitos a cotas de importação em outros países.

Atualmente, o FGE garante recursos para a contratação do seguro apenas para as empresas do setor de defesa. A nova regra amplia a concessão para produtores de açúcar, algodão e carne, entre outros.

“A consolidação da operação de crédito depende apenas da apresentação de toda a documentação ao banco que reflete às exigências feitas pelo Governo Federal para concluir o processo”, afirmou Nogueira, acrescentando que os exportadores alagoanos vêm, diuturnamente, trabalhando na montagem da documentação.

Aguardado com expectativa, os recursos oriundos do financiamento internacional serão usados pelas usinas para quitar débitos, além de serem aplicados em investimentos necessários ao setor.

“Essa operação é a única oportunidade de fruição de recursos para que o setor sucroenegético alagoano possa continuar as suas atividades de renovação de canaviais e recuperação de suas plantas industriais, ao lado, da solvência de muitas obrigações que se acumularem nesse período de crise”, finalizou Nogueira.

_

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate