Alagoas corrige distorção e acaba “desvio” no mercado de fumo de corda

Alagoas corrige distorção e acaba “desvio” no mercado de fumo de corda

Fumo de corda é um produto que tem o “DNA” de Alagoas. Com base no agreste, o estado é o maior produtor nacional. Mas no papel, a história era outra. Por conta de uma diferença de alíquota grande parte da produção alagoana era vendida como se tivesse origem em outros estados.

O fumo de corda da região agreste era ou ainda é tributado como se fosse produzido em Sergipe ou Bahia. O “desvio” era provocado por uma diferença no preço de pauta do produto. Aqui, era tabelado a R$ 4, nos outros estados a R$ 2.

A partir de operações de fiscalização, intensificadas nos últimos meses, a Secretaria da Fazenda de Alagoas buscou a saída mais inteligente e na terça-feira, 10, o secretário George Santoro assinou decreto equalizando a pauta do fumo com Bahia e Sergipe.

Nem mesmo George Santoro acreditava que a medida pudesse produzir efeitos tão rápidos. Ontem, apenas um dia depois da assinatura do decreto, o dia foi de grande movimento de emissão de NF avulsa de fumo na 7ª CRAF (em Arapiraca).

“A quantidade emitida anteriormente em dia de grande movimento era de 20.000 kg. A Quantidade emitida hoje (ontem) com a nova pauta foi de 127.000 kg. Com a redução de ICMS para fumo de corda, produtores alagoanos saem da ilegalidade”, comemora George Santoro.

Reforço

O deputado estadual Ronaldo Medeiros, PMDB, e o presidente da Faeal, Álvaro Almeida, participaram das gestões junto ao governador e ao secretário da Fazenda para mudança na pauta do fumo.

_

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate