Empréstimo internacional: MP 701 entra na pauta do Senado

Empréstimo internacional: MP 701 entra na pauta do Senado

Após o plenário da Câmara dos Deputados ter aprovado a Medida Provisória (MP) 701, cujo texto permite que seja autorizado o empréstimo internacional para as usinas nordestinas, será a vez do Senado Federal apreciar a matéria que poderá decidir o futuro da próxima da safra da cana em Alagoas.

Caso a MP passe pelo crivo dos senadores e recebe a sanção presidencial, as usinas finalmente poderão contrair a operação de crédito no valor de US$ 500 milhões, o que corresponde, aproximadamente, a R$ 1,8 bilhão. Apesar da operação ser feita com o banco suíço Swiss Bank, ela dependem de autorização de instituições federais.

A operação tem como garantia a antecipação do recebimento das cotas preferenciais de exportação do Brasil aos Estados Unidos via Fundo de Garantia à Exportação (FGE).

Segundo Pedro Robério Nogueira, presidente do Sindaçúcar-AL, o tramite da operação de crédito é longo e, caso seja aprovado, será realizado pela primeira vez no Brasil.

“É um tipo de ação nova não só em Alagoas como em todo o país. Mas, a cada dia, estamos vencendo etapas e ela está mais próxima de ser concretizada. Esperamos que até o fim deste mês de maio possamos estar com esta operação finalizada”, destacou Nogueira, afirmando que o Governo do Estado vem sendo um aliado importante nesta operação de crédito.

A MP 701 foi editada no final do ano passado e perde sua validade no próximo dia 17. Em seu texto ela prevê a ampliação do uso de recursos do Fundo de Garantia à Exportação (FGE) para a concessão de seguro nas exportações de produtos agrícolas sujeitos a cotas de importação em outros países. Atualmente, o FGE garante recursos para a contratação do seguro apenas para as empresas do setor de defesa.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate