Às vésperas da votação de vetos, RF faz almoço para “pacificar” bancada do PMDB na ALE

Às vésperas da votação de vetos, RF faz almoço para “pacificar” bancada do PMDB na ALE

O governo minimizou a queda do veto do projeto da “Escola Livre” ou “lei da Mordaça”, primeira derrota da atual administração na Assembleia Legislativa, realizada no final de abril.

Para evitar novos resultados “indigestos”, o governador decidiu se aproximar mais da maior bancada da Assembleia Legislativa – a do seu partido, o PMDB, que tem 12 deputados. Foi de lá, como se sabe, que saíram votos decisivos para derrubar o veto de RF.

Em meio a um cenário de crise, o governador recorreu a uma “receita” tradicional para alinhar Executivo e Legislativo. Renan Filho reuniu a bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, , nesta segunda-feira,num almoço em que o cardápio central foi a unidade.

“Juntos poderemos enfrentar melhor as dificuldades já existentes e as que estão por vir”, disse o governador.

O encontro foi de aproximação, para colocar as conversas em dias e avaliar o cenário na Assembleia Legislativa  e também na política local.

A “Escola Livre”, não entrou no cardápio – até porque seria um prato indigesto. Renan Filho reforçou, por exemplo, o apoio a pré-candidatura do deputado estadual de Ricardo Nezinho (autor do polêmico projeto) à prefeitura de Arapiraca.

O almoço com a bancada do PMB, que contou com a participação de 10 deputados, aconteceu um dia antes da votação de dois vetos que tem (ou tinham) chances reais de cair: bebida nos estádios e Plano Estadual de Educação.

Os deputados Luiz Dantas (presidente da ALE), que está de licença, e Olavo Calheiros, que passa a semana fora de Alagoas, viajando, não compareceram. Apesar de ausente, Olavo que chegou a votar contra o governo em alguns vetos, está alinhado com o Palácio dos Palmares, assim como Luiz Dantas.

Argumento forte

RF pediu a manutenção dos vetos. No caso da venda de bebidas nos estádios, o governador acredita que a baderna das torcidas no Rei Pelé, domingo, é suficiente para convencer os deputados: “se fosse permitida a venda de bebidas, a situação certamente seria muito pior”.

Medeiros confirma pauta

O presidente interino da Assembleia Legislativa , Ronaldo Medeiros, confirma a votação para esta terça-feira de pelo menos três vetos. Além de bebidos nos estádios e Plano Estadual de Educação, um veto do governador a emenda que transfere para o Executivo o pagamento do déficit da previdência de todos os poderes.

Para Medeiros, o encontro com o governador foi positivo. Na votação de alguns vetos, alguns deputados do PMDB votaram diferente da orientação do governo. O deputado acredita que o almoço com a bancada “vai ajudar a diminuir divergências internas e a unificar o voto”.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate