Técnicos da Emater são capacitados para implantação de Quintais Produtivos

Técnicos da Emater são capacitados para implantação de Quintais Produtivos

Capacitar os técnicos para que eles possam desenvolver atividades com excelência na zona rural de todo o Estado de Alagoas. Pensando assim, doze profissionais que estão atuando como bolsistas do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) na região do Alto Sertão, participaram durante esta semana, do curso de Implantação e Manutenção de Quintais Produtivos, realizado no Centro Xingó, em Piranhas.

Segundo a gerente regional da Emater-AL no Alto Sertão, Tânia Barbosa, o objetivo do curso foi entender o desenvolvimento rural sustentável no contexto dos Quintais Produtivos, a partir das três principais dimensões que envolvem esse tipo de trabalho: social, econômica e ambiental.

Foram abordadas questões como sustentabilidade na segurança alimentar, relações de gênero no campo, convivência com o Semiárido e tecnologias para implementação e manutenção dos quintais produtivos.

Para a técnica da Emater-Al, Tanihely Barbosa, a experiência de ter participado desse curso foi muito positiva. “Nós trocamos informações sobre esse segmento e pudemos aprender e vivenciar a importância do Quintal Produtivo ao visitarmos a comunidade do Poço Doce. Acredito que esse trabalho vai ajudar os técnicos na questão de captação da água e crescimento econômico, por meio da promoção do equilíbrio do trabalho integrado da família, evitando êxodo rural, além de se trabalhar de forma totalmente agroecológica”, explicou.

Em abril, os técnicos da Emater-AL já haviam participado do curso de produção e manejo de sorgo , também no Centro Xingó. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (Iabs), o curso tem apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate