Joaquim Brito propõe parceria com cooperativa de agricultores de Maragogi

Joaquim Brito propõe parceria com cooperativa de agricultores de Maragogi

Juventude Empreendedora, Produzir Juntos e Economia Solidária foram alguns dos programas elencados pelo secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Joaquim Brito, que podem ser oferecidos aos associados da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro) de Maragogi.

“Nossa intenção é oferecer formas alternativas de geração de renda, principalmente aos filhos dos assentados, já que essa nova geração tem a responsabilidade de dar continuidade aos projetos dos assentamentos”, declarou o secretário, em visita à Cooperativa, dentro das ações do Governo Presente, que nesta terceira edição, beneficia a população da região Norte do Estado.

Joaquim Brito conheceu de perto a diversidade de mercadorias comercializadas na sede da entidade, produzidas pelos assentamentos localizados no município. São hortênsias, rúcula e alface, produzidas com técnicas de hidroponia, além de frutas dos mais variados tipos e mel fornecido por apiários locais.

Acompanhado da irmã Miriam Zendron, integrante das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, entidade que coordena a Coopeagro, Joaquim Brito observou a qualidade dos alimentos.

“São produtos orgânicos com alto valor nutritivo e também social, já que são originários de pequenos produtores, numa demonstração que se estiverem organizados os assentamentos dão certo”, observou o secretário.

Miriam Zendron explicou que a Cooperativa abastece diversas pousadas, hotéis e restaurantes da região com produtos produzidos conforme os princípios da agricultura familiar.

“Além das frutas que são beneficiadas e transformadas em polpa 100% natural, nós praticamos o comércio solidário, onde os turistas e nativos encontram mel, própolis castanhas, hortências, artesanato e outras variedades produzidas por entidades locais e afins”.

Para a irmã Miriam Zendron, a parceria com o Governo do Estado é bastante salutar e importante para o fortalecimento da organização e da capacitação das famílias de agricultores.

“A realidade dos assentamentos é bastante dura, mas a vontade de melhorar dos jovens é algo que nos incentiva a continuar buscando possibilidades de parceria que os estimulem a crescer”, disse a coordenadora.

Joaquim Brito lembrou que a iniciativa segue uma determinação do governador Renan Filho, por entender a relevância técnica e social dessas cooperações como entidades da sociedade civil.

“O governador é um defensor de políticas públicas que atendam às necessidades da população, levando em consideração a vocação da região, a cultura e o perfil dos contemplados. E isso, nós vamos respeitar aqui, ao consolidarmos essa parceria entre a Coopeagro e a Sete”, destacou o secretário.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate