Novo Programa da Desenvolve beneficia associações e cooperativas

Novo Programa da Desenvolve beneficia associações e cooperativas

A Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) lançará, no sábado (7), o Programa de Financiamento a Cooperativas e Associações Produtivas (Coopmais). O objetivo é profissionalizar a gestão dos aglomerados de produção existentes e fomentar o investimento desses organismos no Estado para apoio aos negócios de pequeno porte, agricultura familiar e cooperativismo, além de promover a inclusão produtiva e as agroindústrias.

O lançamento ocorrerá durante a terceira edição do Governo Presente que, desta vez, comtempla a região Norte de Alagoas, levando os serviços das diversas secretarias e órgãos para a população do interior. A apresentação do Coopmais será feita pela diretoria da Desenvolve, com a presença do governador Renan Filho, no auditório da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), em Maragogi.

O programa oferece financiamentos de longo prazo e taxas diferenciadas para os aglomerados produtivos. O recurso pode ser utilizado para aquisição de sistemas de informatização, máquinas e equipamentos para ampliação da produção, pequenos automóveis e motocicletas como apoio logístico e escoamento da produção, reformas e construção de pequenos armazéns e entrepostos de beneficiamento de alimentos, capital de giro, além de consultoria e treinamentos.

O presidente da Desenvolve, Rafael Brito, aponta que o momento não poderia ser melhor para o lançamento já que ocorre em uma das entidades de cooperativismo já beneficiadas pela Agência. “Avaliamos e criamos um crédito diferenciado para cooperados e associados, com condições mais favoráveis para que eles possam fortalecer suas produções e ampliar sua lucratividade, como no caso aqui da Coopeagro”, destacou o presidente.

Coopeagro

A Coopeagro foi fundada em 2003 e conta com a participação de cooperados de 14 assentamentos rurais de Maragogi. Seu trabalho está focado na produção de graviola, banana, laranja, limão, bergamota, abacaxi, maracujá, goiaba, acerola, inhame, macaxeira, batata doce e hortaliças.

Todas as frutas produzidas são beneficiadas nas chamadas Casas de Fruta, onde se transformam em polpa para comercialização. Além disso, a cooperativa trabalha também com a produção e comercialização de mel e da própolis vermelha.

Atendimento

Durante a realização do evento, a equipe de crédito da Desenvolve estará à disposição para apresentar e dar explicações sobre as demais linhas de fomento, fazer avaliações in loco e simulações de crédito aos interessados.

Ainda na ocasião, o governador Renan Filho assinará contrato de liberação de mais um recurso que ajudará a melhorar a vida do povo alagoano. O beneficiado, desta vez, será Ronaldo Costa, proprietário de uma granja em São Luiz do Quitunde que emprega cinco funcionários e tem produção média de 33 mil ovos de codornas por semana.

Ascom Desenvolve

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate