Renan Filho prepara novas mudanças no 1º escalão do governo

Renan Filho prepara novas mudanças no 1º escalão do governo
O governador Renan Filho realizou, na sexta-feira, 30, a segunda reunião de secretariado do governo neste ano. Foi um encontro para avaliação do desempenho de cada pasta.

Para alguns secretários, caso de Antônio Pianud da Assistência Social, foi a primeira reunião. Para outros, pode ser a última. É o caso de Pablo Viana, da Ciência e Tecnologia.

Embora não sinalize nada publicamente, Renan Filho avalia a necessidade de novas mudanças no primeiro escalão do governo, além das que já foram realizadas este ano (Assistência Social, Trabalho, Segurança, Desenvolvimento Econômico e Turismo).

A troca na Ciência e Tecnologia, embora dada como certa (o cargo já está a disposição do governador), pode demorar mais algumas semanas.

As mudança no governo de Alagoas devem refletir a nova conjuntura política local e um pouco mais. Renan Filho deve esperar a situação nacional se definir – o que acontece até a segunda quinzena de maio.

O novo rearranjo de forças que deve acontecer em função de um eventual governo de Michel Temer, terá inevitavelmente reflexos na política alagoana.

Alguns deputados federais, caso de Maurício Quintella, do PR, devem ganhar força no governo provisório. Outros, a exemplo de Ronaldo Lessa e Paulão e partidos como o PCdoB, perdem espaço.

O realinhamento de forças políticas deve acontecer não somente no plano nacional, mas também no plano local.

É importante lembrar: no início de sua gestão, Renan Filho definiu alguns secretários pelo princípio da verticalização, pareando politicamente, na medida do possível, Secretarias de Estado com Ministérios.

A estratégia, que não foi de todo abandonada, pode motivar mudanças a partir de um eventual governo de Michel Temer.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate