Semas e Senar ofertam cursos a famílias referenciadas no Cras

Semas e Senar ofertam cursos a famílias referenciadas no Cras

O trabalho de monitoramento das regiões de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), vem garantindo um melhor acompanhamento das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social em Maceió, ao mesmo tempo em que inclui esses grupos familiares nos programas socioassistenciais, oferecidos pela Prefeitura de Maceió.

No bairro do São Jorge, a atuação do Cras Bela Vista tem feito toda a diferença nos trabalhos que se referem ao Paif. Os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) já iniciaram o trabalho de visitas aos territórios referenciados pelo Centro para conhecer melhor e saber as necessidades de cada indivíduo que é acompanhado pelas ações da Semas. Além de monitorar a evolução social das famílias, assistentes sociais e psicólogos visitam as residências para socializar informações importantes sobre os demais serviços oferecidos pelos Cras.

Graças a uma parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Cras Bela Vista conseguiu inserir parte das famílias referenciadas pelo Centro nos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Senar. Os cursos vão beneficiar pessoas das mais diferentes faixas etárias.

“Dentro do perfil dos nossos usuários, nós temos muitas donas de casa que contam apenas com o dinheiro do Programa Bolsa Família para sustentar o lar. Há muito tempo a gente notou que, mesmo vivendo do auxílio dado pelo Governo Federal, muitas delas tinham vontade de aprender, se ocupar, realizar uma atividade remunerada. Foi aí que surgiu a parceira com o Senar e logo na nossa primeira visita de divulgação dos cursos, já voltamos com turmas fechadas”, contou Patrícia Sampaio, coordenadora do Cras.

Com a implantação da aprendizagem profissional perto de casa, as famílias referenciadas pelo Cras Bela Vista podem assistir as aulas na unidade. Entre os cursos que foram disponibilizados para os usuários do Centro, estão o de Corte e Costura, Padeiro, Sabonetes e Embalagens, e Industrialização de Doces.

Além do São Jorge, o Cras Bela Vista também referencia parte das famílias dos bairros de Jacarecica e Cruz das Almas. Os usuários referenciados também participam dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

As turmas serão fechadas entre as famílias referenciadas no Cras Bela Vista. Os interessados em participar devem procurar a sede do Cras, localizado Rua Coronel Salustiano, nº 310, Sítio São Jorge. Mais informações pelo telefone 3315-1576.

Ascom Semas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate