Saúde realiza mais de 11 mil atendimentos durante o feriadão

Saúde realiza mais de 11 mil atendimentos durante o feriadão

Durante o feriado da Páscoa, as unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizaram 11. 324 atendimentos. Os dados foram computados desde os primeiros minutos da quinta-feira (24) até as 23h59 do domingo (27).

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou a assistência de 1.844 pacientes durante o feriado da Semana Santa, contabilizando, aproximadamente, 460 atendimentos diários.
Para a diretora do HGE, Verônica Omena, a média de atendimento está de acordo com o movimento diário do hospital na atualidade. Ela destacou a incidência de pessoas com casos de diarreias, vômitos, gripes e pequenos ferimentos.

Foram contabilizados 1.276 pacientes de casos clínicos, 355 acidentes casuais, 121 acidentes de trânsito, 56 agressões (corporal, por armas de fogo e branca), 24 acidentes de trabalho, oito queimaduras e três tentativas de suicídio.

Em Arapiraca, o Hospital de Emergência Daniel Houly (HEDH) realizou 539 atendimentos. O número aponta uma redução de 10% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 610 atendimentos.

A maior parte da assistência prestada foi às vítimas de acidentes de trânsito, com 152 ocorrências. Mais uma vez, as quedas de moto foram a maioria dos casos, com 98 ocorrências.
As quedas da própria altura somaram 93 atendimentos, seguidos das quedas de altura (30) e retirada de corpo estranho na garganta (26). As vítimas de agressões por arma de fogo e arma branca somaram 17, sendo dez por arma branca e sete por arma de fogo.

Pré-Hospitalar
De acordo o Setor de Pronto Atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram atendidas 605 ligações telefônicas para orientação médica, sobre questões de diarreia, vômito e, dentre outros, queimadura por exposição ao sol. Também foram realizados 466 atendimentos com a equipe que trabalha nas ambulâncias.

O número de acidentes de trânsito foi o segundo índice de atendimentos realizados, com 48 ocorrências em Arapiraca e 57 em Maceió, num total de 105. Os atendimentos relacionados à arma de fogo e arma branca totalizaram 23 e os atendimentos psiquiátricos foram 21.

Nos cinco Ambulatórios 24 Horas registraram-se 6.692 atendimentos nos quatro dias do feriado. Do total, foram 1.500 atendimentos no Assis Chateaubriand, 1.241 no Denilma Bulhões, 1.306 no Dom Miguel Câmara, 1.611 no João Fireman e 1.034 no Noélia Lessa.

Segundo a diretora estadual de Atenção Pré-Hospitalar, Cristina Calado, houve um aumento significativo de assistência em relação à ofertada pelos ambulatórios, quando comparado aos 4.026 atendimentos registrados no ano passado.

“Neste ano, percebemos mais uma vez que o serviço tem resolutividade e que os pacientes estão procurando mais os ambulatórios e, dessa forma, desafogando o HGE”, concluiu Calado.

Sangue
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizou 107 atendimentos, referentes à dispensação de sangue para os hospitais e maternidades do Estado. Mais uma vez a maior demanda foi solicitada pelo HGE, que recebeu 48 unidades, seguido pelo Hospital do Açúcar, que necessitou de 42.

A Maternidade Escola Santa Mônica recebeu sete bolsas de sangue durante o feriadão, o Hospital Escola Hélvio Auto solicitou quatro bolsas, seguido pelo Hospital Ortopédico, que requisitou duas. Na sequência, aparece o Hospital Universitário (HU), com duas bolsas. Os Hospitais Dr. José Lopes e Vida precisaram de uma bolsa de sangue cada um.

Ascom Sesau

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate