Será golpe? Renan, “impeachment sem crime de responsabilidade tem outro nome”

Será golpe? Renan, “impeachment sem crime de responsabilidade tem outro nome”

O presidente do Congresso Nacional deu uma demonstração de coragem nessa terça-feira, ao falar com jornalistas sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, que tramita na Câmara Federal e que poderá ir para o Senado.

Traduzindo: Renan Calheiros disse que “impeachment sem crime de responsabilidade tem outro nome”. O senador também cobrou responsabilidade de seu partido, o PMDB.

Renan Calheiros sinalizou que o processo do impeachment pode até prosseguir em ritmo norma, mas se não ficar caracterizado o descumprimento da Constituição, o processo terá outro nome. Será “golpe”?

A fala do senador ganhou destaque nos principais veículos de comunicação do país. Veja a seguir trechos da cobertura feita pelo G1.

Renan: impeachment sem crime de responsabilidade tem outro nome

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta terça-feira (22) que o processo de impeachment pode ser “uma coisa normal”, mas que impedimento sem a comprovação de um crime de responsabilidade deve receber outro nome. A declaração foi dada após Renan se reunir com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no começo da tarde.

“Eu acho que o impeachment, em circunstância normal, é uma coisa normal. Mas é bom que as pessoas saibam e a democracia exige que nós façamos essa advertência, que para haver impeachment tem que haver a caracterização do crime de responsabilidade da presidente da República. Quando o impeachment acontece sem essa caracterização, o nome sinceramente não é impeachment, é outro nome”, disse Renan.

Questionado, então, sobre se o impeachment sem crime de responsabilidade seria “golpe”, Renan desconversou: “Quando não há caracterização do crime de responsabilidade, não é impeachment, o nome deve ser outro, não é impeachment. É por isso que nós precisamos ter responsabilidade com o Brasil e com a democracia”.

O presidente do Senado também comentou sobre o posicionamento do PMDB com relação ao governo federal. Para Renan, a sigla precisa ter “responsabilidade”.

“O PMDB mais do que nunca precisa demonstrar sua responsabilidade institucional. O PMDB sair do governo – e digo isso com a autoridade de quem não participa do governo – se o PMDB sair do governo e isso significar um agravamento da crise. É uma responsabilidade indevida que o PMDB deverá assumir”, classificou Renan Calheiros.

Veja aqui o texto completo: http://g1.globo.com/politica/processo-de-impeachment-de-dilma/noticia/2016/03/renan-impeachment-sem-crime-de-responsabilidade-deve-ter-outro-nome.html

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate