‘Concerto aos Domingos’ volta em março no IHGAL para edição de 15 anos

Atividade é uma das atrações que o Instituto, fundado em 1869, abriga em Maceió
‘Concerto aos Domingos’ volta em março no IHGAL para edição de 15 anos

No próximo domingo (06), assim como vem acontecendo no primeiro domingo de cada mês desde 2001, o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) promove, às 10h, o ‘Concerto aos Domingos’, projeto que está completando 15 anos e que tem como objetivo a divulgação da música erudita em Maceió. Este projeto é uma das inúmeras atividades culturais que tem a participação do IHGAL, em seus 147 anos de existência, completados em dezembro passado.

Para abertura da temporada 2016, o Salão Nobre do Instituto Histórico vai receber a renomada pianista Elyanna Caldas, trazendo no programa Chopin e Ernesto Nazaré. Vale lembrar que o concerto tem entrada franca e reserva de 50 lugares para alunos e professores da rede pública e particular do Estado.

Contudo, o prédio centenário do IHGAL tem atrações todos os dias. Lá está exposto o mais representativo acervo iconográfico e documental sobre a história de Alagoas. São obras de arte, conjuntos de interesse arqueológico e etnográfico, hemeroteca, biblioteca e arquivo de documentos e fotos.

Parte desse acervo encontra-se em exposição permanente no Museu do Instituto Histórico e Geográfico, incluindo a Coleção Perseverança, que reúne peças das casas de Xangô de Maceió que resistiram ao Quebra de 1912, quando foram destruídas pelo grupo Liga dos Republicanos Combatentes e populares, em uma ação de intolerância religiosa. As peças ali existentes registram uma parte importante das raízes afro de Alagoas.

Entre as outras atrações do IHGAL, estão a promoção de colóquios, cursos e seminários sobre cultura e história – que no mês de novembro, abrigou o seminário ‘Maceió 200 anos´, em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

Concerto aos Domingos

Quanto às apresentações musicais, o ‘Concerto aos Domingos’ é um projeto dirigido pela pianista e sócia efetiva do IHGAL Selma Teixeira Britto, cuja primeira exibição foi em 05 de agosto de 2001, nos moldes dos ‘Concertos para a Juventude’, do Rio de Janeiro.

“O concerto acontece sempre no primeiro domingo de cada mês, de março a dezembro. Estamos no 15º ano de realização, desde 2008 em parceria também com a Secretaria Estadual de Cultura. São vários convidados, vários músicos parceiros que tocam ao longo do ano”, disse Selma Britto.

Entre os parceiros do IHGAL está a Braskem, em apoio ao papel de preservação da cultura alagoana que o Instituto desempenha “A valorização da cultura é um dos vetores de atuação da responsabilidade social da Braskem e vemos que o Instituto Histórico tem essa função em Alagoas. Desde a preservação de jornais que já foram publicados no estado até às obras de arte e documentos históricos”, defendeu Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da empresa.

O Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas está localizado na Rua João Pessoa, 382, Centro (Rua do Sol) e está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 54 bilhões, a Braskem também é a maior produtora mundial de biopolímeros – com capacidade de 200 mil toneladas anuais de polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde).

Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com mais de 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate