Unicafes pede apoio a Renan Calheiros

Unicafes pede apoio a Renan Calheiros

Na luta pelo fortalecimento da Agricultura Familiar em Alagoas, o presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), João dos Santos, esteve em reunião na última segunda-feira, 18, com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para discutir pautas de fortalecimento do cooperativismo de economia solidária no estado.

Para João dos Santos, apoio de Calheiros é crucial para o desenvolvimento do setor. “A Unicafes tem um projeto de lei que foi encaminhado ao senado e nós precisamos do presidente para a aprovação dessa e de outras leis que possam fortalecer o cooperativismo do estado de Alagoas”, afirmou o presidente da organização.

Em conjunto com representantes das principais cooperativas de Alagoas, integrantes da organização, o presidente levou ao senador uma série de pautas, entre elas, a busca por apoio na tramitação e aprovação da lei do cooperativismo, a ampliação e aumento dos recursos do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado, a discussão de estratégias para a execução das compras públicas dos produtos da agricultura familiar, além da busca da garantia de participação das organizações cooperativistas do estado no programa nacional de cestas básicas.

Preocupado com a situação da agricultura familiar, O secretário de Jovens da Unicafes Nacional, Antonino Cardoso, afirmou que o estado “precisa conhecer a realidade produtiva de Alagoas. A agricultura familiar tem grande potencial que só poderá ser desenvolvido com melhores condições de mercado”, revelou o secretário.

Durante o encontro, o presidente do senado demonstrou estar aberto a discussão e afirmou que a agricultura familiar do estado é prioridade em 2016. “Eu me coloco inteiramente a disposição. Essa agenda que hoje foi posta aqui nessa reunião que ser servir verdadeiramente como uma bússola para que nós possamos ir se desincumbindo esses projetos. O primeiro ponto que me chamou a atenção é o projeto de lei que está tramitando na câmara e eu vou acompanha-lo de perto. Nós temos condições de colocar o protagonismo do presidente do congresso para que isso caminhe rapidamente”, ressaltou Calheiros.

Merenda Escolar

Em 2015, foi sancionada a lei que determina que 30% da merenda escolar das públicas sejam oriundos de produtos da agricultura familiar. Até o final do passado, estado teve dificuldade em cumprir a meta determinada, deixando as cooperativas em estado de alerta. A Unicafes esteve à frente das ações garantindo a compra dos 30% pelo governo.

João dos Santos afirma que em 2016 a cobrança será ainda mais acirrada. “Nós vamos estar ainda mais presentes, em 2016 não tem como o governo do estado não fazer a parte dele. A compra da merenda fortalece muito as nossas cooperativas e ainda ajuda os municípios que não se engajaram, se engajar, por verem o governo fazendo a parte dele”, apontou o presidente da organização.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate