Depois de discreta ausência em 2015, Renan Calheiros está “de volta” a AL

Depois de discreta ausência em 2015, Renan Calheiros está “de volta” a AL

O presidente do Senado começou 2015 “longe” de Alagoas. Ele não participou da posse do governo e esteve distante dos principais eventos políticos e institucionais do estado. Foi um ano marcado por uma ausência planejada, proposital.

Depois do ano “sabático” na política de Alagoas, Renan Calheiros avisa que está “de volta”.

O presidente do Senado começou a autuar este ano, literalmente, na segunda-feira, 18, atendendo políticos e líderes setoriais do estado na sede do PMDB. Casa cheia, como sempre. A todos, ele deu o mesmo recado: “estarei mais presente em Alagoas este ano”.

A ausência em eventos públicos no estado durante 2015, explicou o senador a um grupo de líderes da agricultura familiar, durante reunião na sede do PMDB, em Maceió, foi proposital: “A distância foi necessária porque foi o primeiro ano do governo (de Renan Filho), um período de afirmação da nova gestão”.

A “presença” do senador, pelo que ele representa na política local e nacional, poderia confundir, de fato.  Tanto é que mesmo “distante”, RC foi procurado repetidas vezes no ano passado por pessoas que queriam resolver problemas no governo.  Ele sempre agiu com discrição, falando de Renan Filho sempre como governador e nunca como filho.

Estabelecida a relação pessoal, política e institucional, o senador volta a campo. Não é que Renan Calheiros vá interferir no governo. Mas a essa altura já se sabe que Renan Filho construiu seu próprio espaço, firmou sua própria liderança, a ponto da presença do presidente do Senado não confundir quem é quem e quem faz o que.

Um cuida do Senado, o outro cuida do governo, mas ambos fazem parte do mesmo grupo, com amplo domínio na política de Alagoas, e nessa seara terão de atuar juntos, falando a mesma linguagem.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate