Pardais eletrônicos começam a operar em Maceió no mês de fevereiro

Pardais eletrônicos começam a operar em Maceió no mês de fevereiro

Os pardais eletrônicos que estavam previstos para começar a funcionar a partir do dia 1º de janeiro deste ano só devem entrar em operação efetivamente em fevereiro próximo. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) pelo menos 15 deles estão sendo instalados nas avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro, Menino Marcelo, Dona Constança, Gustavo Paiva e Comendador Leão.

O objetivo é diminuir o índice de acidentes na capital restringindo velocidade, irregularidades na faixa azul e avanço de sinal vermelho. A estrutura de metal que sustenta o equipamento que possui câmera de monitoramento de avanço de sinal, registro de velocidade, parada sobre a faixa e invasão indevida da faixa azul está sendo instalada por uma empresa terceirizada. O investimento é de mais de R$ 9 milhões.

Na Avenida Fernandes Lima, por exemplo, os pardais eletrônicos serão instalados em quatro pontos, um deles é no semáforo que fica próximo da Casa da Indústria, no bairro do Farol, local onde em outubro de 2014, houve o registro de um atropelamento que resultou na morte de um estudante de apenas 13 anos, que atravessava na faixa de pedestre com semáforo fechado e um motorista não teria respeitado nem o sinal vermelho e nem a faixa azul, ultrapassando em alta velocidade.

O funcionário público federal Helci Júnior aprovou a iniciativa e disse que é fundamental para o aumento da prevenção e respeito às leis de trânsito. “Que sirva de alerta para aqueles motoristas imprudentes, os famosos apressadinhos, também conhecidos como ‘pés de chumbo’”, salientou. Ele destaca ainda que a importância da divulgação dos locais e campanhas educativas por parte da SMTT e meios de comunicação deve acontecer para que não pegue os condutores de surpresa.
O técnico em manutenção, que é sergipano e está em Maceió a passeio, concorda com a implantação dos pardais eletrônicos e frisa que em Aracaju o equipamento já exista há algum tempo. “O funcionamento é eficiente não acaba, mas reduz o índice de acidentes”, ressaltou.

Número de acidentes de trânsito cresce 94% em Maceió

O Núcleo de Levantamento de Acidentes e Estatísticas de Trânsito, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), revelou que um estudo apontou um crescimento de 94% no número de acidentes de trânsito registrado em Maceió no primeiro trimestre do ano passado, quando comparado ao mesmo período de 2014.

Foram 368 acidentes em janeiro, 359 em fevereiro e 432 em março, totalizando 1.036 sinistros em 2015. Contra 533 acidentes registrados nos primeiros três meses de 2014.

A diarista Maria Bezerra da Silva não é motorista, mas como pedestre do mesmo modo aprovou a medida da instalação de pardais eletrônicos em trechos críticos de Maceió. “Passo pela Avenida Fernandes Lima pelo menos duas vezes na semana, quando trago meu neto para fazer tratamento, já presenciei muitos acidentes, alguns leves e outros graves. Infelizmente quem não cumpre o que diz a lei de trânsito sente no bolso com as multas”, enfatiza.

Os pardais eletrônicos tinham sido desativados na gestão anterior do ex-prefeito Cícero Almeida, porque, segundo ele, o sistema de fiscalização eletrônica estava fora da realidade e a utilização do dinheiro cobrado dos motoristas não estava sendo para um benefício comum.

_

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate