Lessa esvazia Almeida e ‘força’ RF a decidir entre Rui ou candidato próprio

Lessa esvazia Almeida e ‘força’ RF a decidir entre Rui ou candidato próprio

Num encontro com jornalistas essa semana, o coordenador da bancada federal de Alagoas, deu declarações que apontam para uma nova fase no jogo da sucessão em Maceió. Ao propor a união em torno do atual prefeito, Ronaldo Lessa ‘força’ o grupo do governador Renan Filho a decidir desde já se apoia Rui Palmeira ou se terá candidato próprio.

As declarações não foram dadas ao acaso. Experiente na política, Lessa sabe que o grupo do governador terá de se posicionar o quanto antes. É isso ou Renan Filho vai fortalecer, ainda que indiretamente, a reeleição de Rui Palmeira.

Até o momento o Palácio dos Palmares não tem nenhum nome para a prefeitura de Maceió e não existe a menor sinalização de que o governador Renan Filho possa apoiar o deputado federal Cícero Almeida, que já anunciou sua pré-candidatura.

Restaria ao governador apoiar RP ou lançar um candidato próprio. Mas, quem?

Na base do governo além de Almeida, o deputado federal Paulão também se lançou pré-candidato e o próprio Ronaldo Lessa tem seu nome lembrado. Ou Renan Filho escolhe um desses nomes ou aposta num nome ‘novo’, do PMDB. Entre as opções estão Vinicius Lages e José Wanderley, nomes sem muito apelo popular no momento.

Que ninguém se surpreenda, portanto, se o grupo de Renan Filho sair dividido nas eleições de Maceió. No momento, o único capaz de unir a oposição seria o próprio Ronaldo Lessa, que diz que não será candidato, mas nunca se sabe….

Esvaziando

O deputado federal Cícero Almeida, que apesar do bom desempenho em pesquisas eleitorais não consegue formar um grupo em torno de sua pré-candidatura, ganhou novos obstáculos ao seu projeto de retorno a prefeitura de Maceió.

Ronaldo Lessa defendeu, com o peso que tem (ex-governador e dirigente de partido), a união das forças políticas em torno de Rui Palmeira. De quebra o Ministério Público de Contas pediu a condenação de Cícero Almeida. O ex-prefeito é acusado de ter destinado R$ 5 milhões a mais para a Câmara de Vereadores e se for condenado terá de devolver este dinheiro.

Com novos obstáculos à frente, a candidatura Cícero está se desidratando. Ele vai precisar de muita habilidade para superar estes e outros problemas. No momento, o vento não sopra a seu favor.

No bolso

A defesa de Lessa em torno de Rui Palmeira se justificaria pela crise. Em tempos de dificuldades, os recursos mínguam, até mesmo para financiamento de campanhas. O mesmo argumento vem sendo usado em cidades do interior. Em Junqueiro a crise está prestes a unir as famílias Pereira e Tavares.

Sem eco

Ao menos na bancada federal de Alagoas, a proposta de Ronaldo Lessa ainda não ecoou como ele esperava. Os deputados JHC e Paulão, que também podem disputar a prefeitura, discordaram da iniciativa. Marx Beltrão, que apoia Cícero Almeida, também.

_

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate