Renan Filho começa a ‘sondar’ nomes e secretários devem sair na próxima semana

Renan Filho começa a ‘sondar’ nomes e secretários devem sair na próxima semana

O governador já sabe quem vai sair, mas ainda não bateu o martelo em quem vai entrar. A reforma administrativa do governo deve ser anunciada já na próxima semana. Alguns nomes, segundo a “rádio corredor” já foram sondados.

Qual o tamanho da reforma? Ela não será “grande”, até para não dar a sensação errada para a população. A avaliação do próprio Renan Filho é que a gestão foi bem no primeiro ano e por isso os ajustes devem ser pontuais.

Hoje, anote aí, o governador pensa em trocar três secretários. Entre as pastas que devem mudar estão Esportes, Infraestrutura, Saúde, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento e Turismo.

A mudança será feita externa e internamente. Renan Filho vai dar “oportunidade” a secretários adjuntos e superintendentes que tem tido desempenho acima do esperado em outras pastas. Entre estes nomes estão o de Hélder Lima, Fábio Guedes, Morgana Tavares e Cacá Gouveia.

Mas o “time” também deve ganhar o reforço de pessoas que estão, hoje, fora do governo. Um nomes que vem sendo citado com frequência é o do ex-ministro Vinícius Lages, que chegou a ser sondado para entrar na primeira formação da equipe de Renan Filho.

Algumas sondagens vem sendo feitas, segundo informações de bastidores pelo secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias. Ele desconversa. Mas o que se sabe é que ele teria conversado pelo menos alguns nomes com perfil para a pasta da Saúde.

Entre as dificuldades para reforçar a equipe está o salário de secretário em Alagoas, em torno de R$ 18 mil, considerado baixo para o cargo nos padrões atuais.

Esvaziando

A informação, já confirmada  pelo governador, de mudanças no secretariado, tem esvaziado algumas pastas. Na Ciência e Tecnologia, a informação é de que o secretário Pablo Viana está de férias e só retorna na próxima semana. Na de Esportes, conta uma fonte próxima do Palácio dos Palmares, a agenda dos gestores está praticamente vazia. “A demora no anúncio das mudanças está deixando alguns secretários inertes. Na incerteza de ficar ou sair, muitos gestores ficaram sem ação”, explica essa fonte.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate